ico-calendar-svg-cesar slogan-pra-voce-viver-melhor

Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Vendas

Por que comprar um imóvel usado ou seminovo?

08/11/2019 por Redação Guarida

Se preparando para comprar uma casa ou apartamento? Saiba que optar por um imóvel usado ou seminovo pode ser uma ótima opção de negócio! Os preços mais baixos em comparação a imóveis novos estão entre as vantagens. Mas, tem ainda outros benefícios.

O imóvel usado pode ser antigo - construído há mais de 30 anos - ou mais recente - com menos de 20 anos. De acordo com a idade, pode ter algumas características comuns como espaços amplos, paredes mais espessas, pé-direito mais alto e áreas externas como jardim e quintal. É o caso de um imóvel usado.

Já o imóvel seminovo tem características mais modernas, já que foi construído mais recentemente. Entre as vantagens estão a padronização de tomadas, acabamento contemporâneo e valorização de estrutura de lazer.

Vantagens do imóvel usado

Muitas vezes é possível encontrar a qualidade que o comprador busca num imóvel usado. O preço mais baixo por metro quadrado está entre os principais atrativos. Outra facilidade é que o imóvel usado tem uma boa margem de negociação de preço.

No caso de imóveis em que há necessidade de manutenção ou de reparos é possível negociar descontos maiores. Por isso, na hora de visitar o imóvel é importante ficar atento a sinais de vazamento e verificar rachaduras, redes elétrica e hidráulica, pisos e paredes.

Essa avaliação é crucial para se chegar ao valor final da venda. Outros itens que interferem no preço do imóvel usado são a localização, a vizinhança e a infraestrutura do bairro.

O imóvel usado tem ainda outras vantagens:

espaços maiores: em comparação aos imóveis mais atuais, ele geralmente conta com cômodos bem mais espaçosos, principalmente quando se trata da cozinha, do banheiro e dos dormitórios. Esse tipo de imóvel também pode contar com dependências de empregada e área de serviço.

pé-direito maior: a distância entre o chão e o teto é o que dá a sensação de amplitude nesse tipo de imóvel. A diferença pode girar em torno de 3 metros nos imóveis antigos a 2,20 metros, em média, nos imóveis construídos hoje.

paredes mais grossas: as construções mais espessas garantem menos ruído e maior privacidade aos moradores. E isso é mais facilmente encontrado em um imóvel usado.

Vantagens do imóvel seminovo

Assim como o imóvel usado, o imóvel seminovo tem muitos benefícios. Um deles também é a questão do preço, pois tem o metro quadrado mais em conta do que os novos ou na planta. Outra vantagem é que esse imóvel geralmente teve apenas um morador anterior.

A necessidade de venda pode estar ligada a fatores que favoreçam uma negociação do valor do imóvel, como urgência do vendedor em obter o dinheiro, mudança imediata etc.

Dessa maneira, é possível usufruir de qualidades que um imóvel que é quase novo oferece: 

valorização: dependendo da localização e das condições de conservação do imóvel, é possível visualizar o potencial de valorização dele.

manutenção em dia: por ser um imóvel que há pouco tempo ainda era novo, na maioria das vezes está com manutenção e aparência em dia, o que inclui, por exemplo, pintura e limpeza.

boa infraestrutura: redes elétrica e hidráulica com pouco uso, além de piso, paredes e outras benfeitorias ainda em perfeito estado.

Frente a todas essas vantagens, vale a pena pesquisar, antes de escolher a sua casa ou apartamento, por um imóvel usado ou seminovo. 

Conheça as opções de imóveis usados ou seminovos à venda no site da Guarida: clique aqui

 

Você também pode se interessar por:

Crédito imobiliário: o que é e o que mudou

Imóvel na planta ou pronto para morar: qual a melhor opção?

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário