Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Vendas

Os millennials e o mercado imobiliário

09/08/2019 por Redação Guarida

millennials_mercado_imobiliario

Os millennials, em português: geração do milênio, estão mudando o mercado imobiliário. O sonho da casa própria passou a ser concretizado mais tarde e com mais exigências. Para eles, a decisão de comprar o primeiro imóvel leva em consideração fatores como a localização, tamanho, áreas comuns, sustentabilidade e tecnologia.

Características dos millennials
Os millennials, também conhecidos como geração Y, são jovens nascidos entre os anos 80 e 2.000 e já correspondem a 25% da população brasileira. As principais características dos millennials são a forte presença da internet e a busca por flexibilidade, sendo muito comum a utilização de serviços personalizados.
Segundo uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2019 pela agência de transformação digital Today, a geração Y já representa 51% dos consumidores do mercado imobiliário digital no Brasil. 
O maior interesse desse público é o contrato de aluguel, 80% dizem preferir a locação de imóveis, já que permite maior mobilidade para conhecer novas regiões e facilidade para se mudar. No entanto, o estudo também indicou que a compra do primeiro imóvel continua sendo prioridade para 22% da geração que acaba fechando negócio apenas depois dos 30 anos de idade.

Quais são os imóveis mais procurados pela geração Y?
O apartamento é o imóvel mais procurado pela geração Y. Com o grande movimento de verticalização das cidades, além do fato de que esse tipo de imóvel se tornou mais comum em áreas centrais e bairros estratégicos.
Confira os fatores que influenciam a geração do milênio na compra do primeiro imóvel:

Localização
A geração do milênio não gosta de perder tempo no trânsito e por isso preferem morar próximo aos seus locais de interesse (trabalho, comércio, lazer, etc). Eles também priorizam os bairros  que oferecem boas condições e infraestrutura para fácil acesso à outros pontos da cidade. 
Desta forma, mesmo que não seja possível se locomover apenas a pé, os millennials passam pouco tempo no trânsito, seja em transporte público, particular ou limpos, como bicicletas e patinetes elétricos

Tamanho dos imóveis
Com o processo de verticalização e a diminuição do tamanho das famílias, os apartamentos compactos tomaram conta do mercado imobiliário. Os novos imóveis passaram a ser construídos visando a otimização do espaço, apresentando cômodos integrados e pouca quantidade de quartos.

Áreas comuns
Já que os apartamentos apresentam pouca metragem, as áreas comuns dos condomínios são decisivas compra do primeiro imóvel. A geração Y deseja ter uma boa qualidade de vida, então o mercado imobiliário passou a investir na infraestrutura dos espaços comuns.
Oferecer salão de festas e lavanderia são apenas pré-requisitos, para chamar a atenção dessa geração, o condomínio teve disponibilizar academia, brinquedoteca, espaço pet, playground e espaços reservados para receber amigos, como sala de cinema e churrasqueira.

Sustentabilidade
Os millennials se importam mais com sustentabilidade, sendo assim, os condomínios que apresentam soluções ecológicas acabam se destacando. Áreas verdes, hortas coletivas e estações de abastecimento para carro elétrico oferecem um estilo de vida mais saudável. Sem contar que o reaproveitamento de água da chuva e a utilização de painéis fotovoltaicos também contribuem para diminuir os gastos do condomínio.

Tecnologia
Além de permitir o desenvolvimento de soluções ecológicas, o investimento em tecnologia  também resulta em segurança e mais comodidade para os moradores, dois pontos muito importantes para a geração Y.
Câmeras de monitoramento, portarias virtuais e cadastros biométricos tornaram os condomínios mais seguros. Drones e câmeras posicionadas em posições estratégicas durante a construção de imóveis, permitem que o proprietário acompanhe o andamento da obra de perto, tornando a relação entre a construtora e os clientes mais transparente.
Já em relação ao conforto, o mercado imobiliário está investindo na internet das coisas, principalmente para os millennials que buscam imóveis de alto padrão. Através da conexão wifi, o morador pode controlar a temperatura do espaço, o posicionamento das cortinas e a luminosidade do local, por exemplo. 
A geração do milênio cresceu junto com a internet e demonstra grande interesse em tecnologia, fazendo com que o mercado imobiliário esteja sempre em busca das novas tendências.

Onde comprar o primeiro imóvel?
Adquira o seu primeiro imóvel na Guarida! A imobiliária atua no mercado do Rio Grande do sul desde 1977 e possui diversos apartamentos à venda para os millennials. Encontre imóveis com áreas comuns bem equipadas, em bairros estratégicos da cidade, soluções sustentáveis e muito mais! Acesse agora mesmo o nosso site e confira!
Leia também: Imóvel na planta ou pronto para morar: qual a melhor opção?

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: