ico-calendar-svg-cesar slogan-pra-voce-viver-melhor

Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Vendas

COMO FAZER: quero comprar um novo imóvel, mas antes preciso vender meu atual.

08/06/2016 por Redação Guarida

Imagine a seguinte situação: você e a sua família decidem se mudar para um imóvel mais próximo do trabalho, da escola ou porque simplesmente desejam morar em um apartamento com mais espaço e melhor. A questão é que você não dispõe de todo o dinheiro necessário para comprar um imóvel novo e precisa necessariamente vender o seu atual antes de adquirir outro. Se você nunca passou por isso, saiba que esta situação é bastante comum. Muitas vezes as pessoas acabam ficando “presas”, esperando a venda do seu imóvel acontecer, para só depois de fato comprar um novo imóvel.

Uma das alternativas para evitar essa situação, que talvez você ainda não conheça, é a dação como pagamento. A dação nada mais é do que utilizar o seu imóvel usado como parte do pagamento na compra de um outro. Muitas pessoas acabam optando por esta alternativa para otimizar o tempo e justamente evitar esta situação de ter que primeiro vender o seu imóvel atual para só depois comprar outro.

A grande vantagem da dação é que você ganha tempo e não precisa se preocupar em colocar o seu imóvel à venda, que é um processo que vai exigir disponibilidade e pode ser desgastante. Para o proprietário do imóvel que você se interessou, a grande vantagem é a possibilidade de fazer negócio em menos tempo e mesmo que ele não pretenda morar no seu imóvel usado, ele poderá vendê-lo ou utilizá-lo para fins de locação. A flexibilidade está em alta neste momento do mercado, principalmente porque hoje dificilmente alguém consegue comprar um imóvel à vista. Além disso, usando o imóvel como parte de pagamento a diferença para o novo imóvel pode ser financiada.

A primeira vista, este parece ser um caminho excelente, porém é importante ter em mente que o processo de dação é um tanto quanto peculiar. A parte mais difícil, mas não impossível, é de encontrar um proprietário que se interesse pelo seu imóvel e aceite-o em troca. O corretor é um profissional fundamental e será uma pessoa chave para que este processo aconteça de forma segura e correta. Primeiramente o corretor realiza uma entrevista para entender bem as suas necessidades para a nova moradia e faz uma avaliação de mercado do seu imóvel, definindo com você as condições para usá-lo como dação em pagamento. Na sequência investiga dentro dessas suas necessidades, as possibilidades de negócios. Normalmente a dação em pagamento representa até 50% do valor do negócio, tenha isso em mente. Alguns casos esse percentual pode ser maior, mas vai depender bastante das necessidades e objetivos do cliente vendedor.

É muito importante lembrar que nem sempre é possível adquirir o imóvel dos seus sonhos através do processo de dação, por isso você deve estar aberto a flexibilizar algumas condições. Ambas as partes envolvidas vão ter que ceder em alguns pontos como localização, preço ou condição de pagamento. Dificilmente a troca acontece se uma das partes tenta levar vantagem nesse tipo de negociação, e por isso a presença e o trabalho de um corretor qualificado, que seja da sua confiança neste processo, é fundamental. É o corretor quem vai estabelecer os valores reais de todos os bens envolvidos, realizando a transação completa que deve culminar no registro dos imóveis.

Como alternativa para vender seus estoques, várias incorporadoras estão abertas a receber imóveis como dação em pagamento. Nelas você encontra muito mais flexibilidade de negociação, além de bons descontos, ainda coloca o seu imóvel no negócio. Em alguns casos, o imóvel usado pode representar até 80% do valor total da compra.

Junto às incorporadoras há uma alternativa bem interessante para aquelas pessoas que querem planejar a compra mais a longo prazo. Você pode adquirir um imóvel em construção, utilizando seu imóvel como opção de dação em pagamento. Com o tempo, até a conclusão da obra, você pode tentar vendê-lo por um valor igual ou maior, se não conseguir, a incorporadora recebe o imóvel. Essa forma permite fazer um negócio com muita tranquilidade e segurança, pois você só entrega o seu imóvel para incorporadora quando receber as chaves da unidade adquirida, ficando sem a preocupação e o desgaste de vender o seu imóvel.

O processo de dação pode não ser tão divulgado e talvez você tenha tomado conhecimento desta alternativa agora. Aqui na Guarida imóveis todos os corretores já estão familiarizados com este processo e possuem plena capacidade e conhecimento necessário para te auxiliar com segurança. Caso você tenha se interessado em saber mais sobre o funcionamento do processo de dação como pagamento, entre em contato com um corretor da Guarida imóveis agora mesmo.

 

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário