slogan-pra-voce-viver-melhor

Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Vendas

Como começar a se preparar para comprar o seu imóvel em 2017

31/10/2016 por Redação Guarida

Novamente o ano passou voando e agora faltam apenas 2 meses para o final de 2016. Você, como todas as pessoas, deve ter feito alguns planejamentos para 2016, algumas metas a cumprir, sonhos a realizar e isso não será diferente em 2017, não é mesmo?  Existem alguns sonhos que desejamos realizar que precisam de um planejamento maior, com mais antecedência, como por exemplo comprar um imóvel. Se você não conseguiu realizar esse sonho ainda este ano, saiba que ainda pode se planejar e comprar o seu imóvel em 2017. Por isso nós escrevemos esse texto te contando como começar a se preparar para comprar o seu imóvel em 2017. Você pode começar agora!

 

Comece a olhar imóveis

Defina em primeiro lugar que tipo de imóvel você quer. Se quer um apartamento, uma casa, quantos dormitórios você quer, e principalmente a localização. Essas especificações já podem te dar uma boa ideia do quanto você vai precisar investir. Não esqueça de pensar no planejamento familiar para daqui uns anos. Você pretende ter mais filhos? Seus filhos já estão crescidos e em breve sairão de casa? Pensar no futuro da família é importante para adequar o tamanho do imóvel que você vai procurar a sua situação, evitando que em breve você tenha a necessidade de vender o imóvel .

Mesmo que você não vá comprar um imóvel agora, é importante você já começar a olhar as opções disponíveis na sua cidade. Imóveis são colocados à venda, comprados, lançados, reformados o tempo todo, e, por isso, se você olhar um imóvel que não está à venda hoje, saiba que ele pode estar amanhã.

Começar a olhar agora vai servir para você tomar conhecimento do que existe ou vai existir (no caso de imóveis que ainda não estão concluídos), para você comprar no ano que vem.

 

É interessante seguir um mini roteiro de pesquisa onde primeiro você pesquisa na internet através de sites de imobiliárias como o site da Guarida. Preste atenção nas localizações, características dos imóveis, olhe fotos, pesquise um pouco sobre os bairros na internet também.

O segundo passo é a pesquisa ao vivo. Olhe todos os imóveis que os bairros que você deseja possui, repare no que está sendo construído, veja as características das ruas, o que tem em volta, passe a noite e de dia.

O terceiro passo do roteiro de pesquisa é perguntar para conhecidos, pessoas que moram ou trabalham no bairro, familiares, a opinião deles sobre os imóveis, sobre o bairro, vantagens e desvantagens.

Essa pré-pesquisa vai ajudar bastante para quando chegar de fato o momento de comprar, pois você saberá exatamente o que quer e o que é possível.

 

Comece a se preparar financeiramente

A premissa para qualquer sonho de consumo é ter vontade e dinheiro. Um sem o outro não realizam nada. Na compra de um imóvel é assim também e talvez o fator dinheiro seja mais importante, pois se trata de um sonho de consumo de ticket mais alto do que comprar um item de decoração ou uma viagem por exemplo.

Se você ainda não possui uma boa reserva financeira para comprar um imóvel no momento, que tal começar agora mesmo? Comece aos pouquinhos com economias diárias. Verifique quanto você tem guardado e quanto você ainda precisa para comprar à vista ou financiar o imóvel que você quer.

 

A partir disso, planeje no que você vai economizar, comece aos pouquinhos com economias diárias. Livre-se dos supérfluos, faça mais refeições em casa, ande mais a pé, compre somente o que for necessário, pense antes de comprar alguma coisa. É importante definir também um tempo, por quanto tempo você terá que economizar até chegar no valor necessário para comprar o seu imóvel em 2017.

Além de economizar é bem importante conhecer todos os custos envolvidos na transação da compra de um imóvel. Um bom corretor vai poder te explicar sobre isso detalhadamente. Custos com cartórios e impostos de transmissão de bens imobiliários (que varia conforme o município), entre outras despesas e taxas.

Verifique também o seu limite de financiamento bancário caso você prefira financiar a compra do seu imóvel em 2017. Faça simulações de empréstimos nos bancos de sua preferência antes de decidir qual imóvel quer comprar. Dessa forma, você saberá com antecedência o quanto da sua renda ficará comprometida com as parcelas mensais. Depois de saber quanto terá que desembolsar mês a mês, faça um teste até o final deste ano reservando esta quantia das parcelas. Fazendo este teste você pode ter uma noção se este valor das parcelas serão pagos por você com muita dificuldade.

Sempre é bom lembrar que ter uma reserva financeira é importantíssimo, já que emergências acontecem com todo mundo e aparecem quando menos esperamos. Para comprar o seu imóvel em 2017 comece a se preparar agora seguindo as nossas dicas e tudo dará certo.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário