slogan-pra-voce-viver-melhor

Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Vendas

Casa ou apartamento: qual o melhor para você?

30/05/2016 por Redação Guarida

Na hora de escolher o tão sonhado imóvel para comprar, é comum se perguntar qual a melhor opção para você: casa ou apartamento? É preciso compreender que tanto morar em uma casa quanto em um apartamento tem as suas vantagens e desvantagens. Por isso, antes de fechar qualquer negócio, é fundamental analisar as principais vantagens que cada imóvel oferece e levar em consideração determinados fatores para que você escolha a opção que melhor combina com as suas necessidades e o seu estilo de vida. Para ajudar você em sua decisão, selecionamos os pontos mais importantes que devem ser analisados na hora de escolher entre morar em uma casa ou em um apartamento e listamos as principais vantagens de cada imóvel. Confira!

Morando em casa:

- Espaço: Uma das principais características de quem escolhe morar em uma casa é que o espaço geralmente é muito maior se comparado a quem vive em um apartamento. Morando em uma casa, você tem mais espaço não só nos cômodos, mas também em áreas como o pátio ou o quintal onde você pode facilmente ter o seu próprio jardim e criar as suas plantas. Além disso, para quem tem animais de estimação, o maior espaço e a liberdade que a casa oferece muitas vezes é a melhor alternativa, principalmente para quem cria animais maiores ou tem mais de um em casa.

- Privacidade: A privacidade que você terá em uma casa com certeza será muito maior do que se você estivesse vivendo em um apartamento. Isso porque, ao contrário de morar em prédio, você não ficará tão próximo dos seus vizinhos, permitindo assim que você tenha uma maior sensação de liberdade e privacidade dentro de casa. Além do mais você pode frequentar tranquilamente as áreas como pátio e garagem da sua casa sem se preocupar de se encontrar com algum vizinho nas dependências do lugar.

- Sem taxas de condomínio: Quando você mora em casa também não existe a preocupação de ter uma despesa a mais pagando a mensalidade do condomínio. No entanto, é preciso levar em conta que mesmo você estando livre desse tipo de taxa, morar em uma casa exige outros tipos de despesas que talvez você não teria se estivesse morando em um apartamento, tais como a conta da água ou a manutenção da fachada do imóvel que em prédios os gastos estão embutidos no pagamento do condomínio.

- Liberdade: Quando moramos em um apartamento, devemos seguir determinadas regras que são impostas para a convivência em condomínio. Regras de uso das áreas comuns do prédio, regras para quem tem animais de estimação, regras para vagas de garagem, regras para o horário de silêncio e tantas outras que devemos sempre estar atentos e cumprir quando moramos em apartamento. Porém se você quer ter mais liberdade e não gosta de conviver com as regras definidas pelo condomínio, morar em uma casa pode ser a melhor escolha para você.

- Vagas de garagem: Para quem escolhe morar em um apartamento, é muito comum existir um limite para as vagas de garagem ou apenas uma vaga fixa para você estacionar o seu carro. No entanto, quando você mora em uma casa, normalmente você tem mais espaço para comportar mais de um carro, principalmente se o pátio da casa for grande.

- Autonomia para reformas: Morar em uma casa também tem a vantagem de que você poderá ter muito mais autonomia e liberdade para fazer reformas e alterar tudo o que achar necessário para a melhoria da sua casa. Ao contrário do apartamento, onde você não tem a permissão para realizar certas reformas, na casa você tem toda a autonomia para construir e reformar as estruturas do imóvel, como aumentar a cozinha, fazer mais um quarto ou dobrar o tamanho da garagem.

 

Morando em apartamento:

- Segurança: Uma das principais vantagens de morar em um apartamento está no fato de que você terá muito mais segurança do que se estivesse morando em uma casa. Em um apartamento, você fecha a porta e não precisa se preocupar se a porta dos fundos está trancada, se todas as janelas estão fechadas ou se você deixou o portão da garagem aberta. Hoje, grande parte dos prédios e condomínios contam com sistemas e serviços completos para a garantia da segurança de todos os moradores, com câmeras, alarmes, interfones, porteiros e vigilância 24 horas. Além disso, para quem mora sozinho ou tem o hábito de passar muito tempo fora de casa, morar em um apartamento é muitas vezes a melhor solução, principalmente porque pode contar com os vizinhos para vigiar o seu imóvel enquanto estiver longe.

- Proximidade com a vizinhança: Morar em um apartamento tem a vantagem de que você poderá ficar muito mais próximo dos seus vizinhos, além de ter um melhor relacionamento com eles. Se por um lado morar em uma casa é ideal para quem deseja ter mais privacidade, o apartamento é a melhor opção para quem gosta de estar rodeado de pessoas e fazer novas amizades. Estando mais próximo dos seus vizinhos, você também pode contar muito mais com eles para quando precisar de alguém para colocar água nas suas plantas e vigiar o seu apartando enquanto estiver viajando.

- Famílias com crianças: Por ser um lugar muito mais seguro e que possibilita uma maior proximidade com os vizinhos, morar em um apartamento é uma oportunidade também para quem tem filhos pequenos. Isso porque as crianças podem fazer amizades com outras dentro do condomínio e brincar tranquilamente pelo prédio com segurança. Além disso, quem tem filhos pequenos sabe o quanto é importante que a criança tenha um lugar para brincar com os seus amigos, o que é muito comum hoje poder contar com um condomínio que ofereça espaços destinados somente para as crianças, com brinquedoteca, salão de jogos, piscina infantil, campinho de futebol e playground.

- Áreas de lazer: Mesmo que morar em uma casa tenha um maior espaço, dificilmente você vai poder contar com a infraestrutura que um condomínio oferece. Hoje, grande parte dos prédios contam com uma infraestrutura completa de lazer para toda a família, com piscinas, academias, salão de festas, espaço pet, playground, entre outros espaços. Uma razão para escolher o apartamento como a melhor opção de imóvel para você morar.

- Praticidade: Outra vantagem a ser considerada é a praticidade que você terá ao optar por morar em um apartamento, já que nesse tipo de imóvel será muito mais fácil de cuidar e limpar do que uma casa. Além disso, com a infraestrutura que muitos prédios oferecem, você terá mais praticidade também no seu dia a dia, não precisando sair do condomínio para ir até à academia ou levar o seu cachorro até a pet para tomar banho, por exemplo.

Como visto, tanto morar em uma casa quanto em um apartamento tem as suas vantagens e desvantagens. Por isso é muito importante que você saiba avaliar bem todas as características que cada moradia oferece para que você saiba fazer a escolha certa na hora de comprar o seu tão sonhado imóvel. Seja qual for a sua decisão, conte com a Guarida Imóveis para você encontrar a moradia ideal para o seu perfil e estilo de vida. Acesse o nosso site e confira as inúmeras ofertas de casas ou apartamentos que temos para você!

 

 

 

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário