Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Seguros

Como avaliar o valor do seu imóvel

08/01/2018 por Redação Guarida

Se você está pensando em vender sua casa ou apartamento, inevitavelmente chegará à questão: quanto vale o meu imóvel? A verdade é que não existe uma resposta exata para essa pergunta, pois depende de uma série de fatores. Seu imóvel é novo ou usado? Qual é a localização? Qual é o tamanho dele? Essas são apenas algumas das questões que você precisa responder para chegar à resposta do preço final.

Existem algumas ferramentas e profissionais a quem você pode recorrer para ter uma avaliação mais precisa. Quer saber quais são elas? Nós, da Guarida, mostramos como avaliar o valor do seu imóvel. Confira!

 

Busque por preços de imóveis similares

No próprio site da Guarida, você pode encontrar imóveis parecidos com o seu (na mesma área e com uma metragem similar). A partir dessas características em comum, é possível calcular mais ou menos qual será o valor da sua casa ou apartamento. Analise os preços de oito a dez imóveis com um padrão arquitetônico parecido com o seu, que esteja localizado na mesma rua ou bairro. Caso seja um apartamento, você também pode procurar por valores praticados em vendas recentes para ter um bom parâmetro. A partir disso, você terá uma ideia de como avaliar o valor do seu imóvel.

 

Entenda os fatores que podem influenciar o valor

O valor de um imóvel pode variar de acordo com diversos fatores, entretanto, existem alguns critérios principais que devem ser levados em conta: a localização, o tamanho, o estado de conservação, a área de lazer do condomínio e fatores ligados ao mercado imobiliário, que variam de acordo com a demanda de oferta e procura. É preciso compreender também que, em alguns casos, imóveis bastante parecidos podem ter valores bem diferenciados.

Unidades de apartamento em andares superiores podem ter valor maior, assim como imóveis voltados para a face norte em regiões frias, devido ao fator da incidência solar. E, mesmo que fique numa mesma rua ou bairro, um prédio ou uma casa nova, mais atraente, pode ter preços mais elevados que um imóvel mais velho, mesmo que este possua uma metragem maior.

 

Procure um corretor de imóveis

O corretor de imóveis é especialista nesse quesito e saberá exatamente como avaliar o valor do seu imóvel. Você pode consultar um dos corretores da Guarida, por exemplo, para solicitar uma avaliação detalhada e precisa. É possível solicitar também uma avaliação documentada, que gerará um parecer sobre a casa, o apartamento ou edifício. O documento explica com exatidão quais são os motivos pelo valor determinado, com base em zoneamento, infraestrutura e mobilidade urbana da região, podendo ser utilizado, caso você queira ter respaldo nas negociações pelo imóvel.

 

Gostou das nossas dicas? Essas são as formas mais precisas de chegar ao valor do seu imóvel. Caso precise de mais informações e detalhes sobre os processos de avaliação dos corretores, você pode entrar em contato com alguma das diversas unidades da Guarida! Estaremos prontos para ajudar você a descobrir como avaliar o valor do seu imóvel.

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: