Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Notícias Institucionais

Saiba quem foi Protásio Alves

12/04/2018 por Redação Guarida

Muitos dos nomes que fizeram parte da história dessa grandiosa cidade - direta ou indiretamente - estampam, atualmente, as placas de ruas e avenidas pelas quais passamos todos os dias. Mas quem foram essas pessoas? Por que foram, e ainda são, tão importantes para a nossa capital?

Confira abaixo quem foi Protásio Alves:

A Avenida Protásio Alves é uma das mais importantes e extensas de Porto Alegre. São mais de 12km, nos quais se distribuem bancos, bares, farmácias, escolas, mercados e diversos outros estabelecimentos.
Ela liga o centro da cidade a diversos bairros: Bom Fim, Rio Branco, Santa Cecília, Petrópolis, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Bom Jesus, Vila Jardim, Jardim Carvalho, Morro Santana, Jardim Itu-Sabará e Mário Quintana. A avenida também liga a capital aos loteamentos Parque Índio Jari e Augusta Meneguini, em Viamão. A Avenida Protásio Alves é uma das mais importantes e extensas de Porto Alegre. São mais de 12km, nos quais se distribuem bancos, bares, farmácias, escolas, mercados e diversos outros estabelecimentos.

Mas, afinal, quem foi Protásio Alves?

Protásio Antônio Alves foi um notável político e médico gaúcho, nascido em 21 de março de 1859, na cidade de Rio Pardo. Ele contribuiu muito com as políticas de higiene e saúde pública do estado.

Veja alguns dos seus principais feitos: 

- Foi vice-presidente da província (atualmente equivalente a vicegovernador) duas vezes aqui no estado, de 1918 a 1923 e de 1923 a 1928; 
- Foi um dos fundadores, em 1897, do Curso de Partos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Também ajudou a criar a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Foi o primeiro Diretor de Higiene do estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Secretaria do Interior e Exterior. Na época, priorizou os projetos de saneamento básico e a luta contra a tuberculose, insistindo na construção de sanatórios especializados; 
- Em 1920, organizou a implantação de centros de combate à ancilostomíase, realizando um convênio com a Fundação Rockefeller dos Estados Unidos.

Clique aqui e baixe nosso Guia de Ruas de Porto Alegre e conheça mais sobre a cidade.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: