Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Mercado Imobiliário

Ano novo, vida nova: dicas para você organizar sua mudança

26/12/2018 por Redação Guarida

Confira algumas dicas e estratégias para que sua mudança de imóvel ocorra tranquilamente!

O processo de mudança para um novo imóvel é sempre cheio de dúvidas e requer planejamento para evitar que imprevistos e situações incômodas possam surgir.

Por isso, é sempre bom garantir que tudo saia como esperado e que esse seja um momento agradável, tranquilo e você possa aproveitar seu novo lar sem dores de cabeça.

A seguir, separamos para você algumas dicas e estratégias para que sua mudança ocorra tranquilamente.

1 - Itens menos usados

Comece encaixotando aquelas coisas que estão guardadas no quartinho de bagunça ou em caixas que você pouco ou quase nunca mexe. Em seguida, organize os objetos e itens que não fazem parte do seu dia a dia, como quadros, livros e roupas de estações passadas. Não esqueça de rotular as caixas para depois encontrar tudo com mais facilidade.

Aproveite também para fazer uma limpeza em seus pertences e conferir o que você realmente precisa. Separe e doe tudo aquilo que você não necessita mais, ajude a dar novos usos ao que está parado, só ocupando espaço.

2 – Armazenamento estratégico

Reserve um cômodo apenas para guardar as caixas da mudança. Organize-as de modo que as menos importantes sejam as últimas a entrar no caminhão ou frete. Assim, quando chegar no novo imóvel, você garante acesso mais fácil ao que é realmente essencial.

3 – Cores, etiquetas e parafusos

Utensílios de cozinha, etiqueta amarela. Objetos da sala, azul. Materiais de escritório, cinza. Use e abuse das cores para te ajudar a separar os itens que pertencem a cada cômodo da casa.

Coloque, ainda, etiquetas em cima e em todos os lados das caixas. Assim, não será preciso ficar virando uma por uma para verificar o que contêm.

E se tiver que desmontar móveis, não esqueça de guardar parafusos e acessórios separadamente. Use sacos plásticos para cada um, cole etiquetas para identificá-los e guarde todos em uma mesma caixa. Isso torna mais fácil a remontagem no novo imóvel.

4 - Pesquise as transportadoras com antecedência

Antecipadamente, escolha a transportadora de sua preferência e confiança e agende um horário. Dessa forma você evita problemas na hora da mudança, como atrasos ou falta de disponibilidade.

É interessante ainda, solicitar referências para amigos ou familiares, a fim de encontrar uma empresa correta e profissional. Afinal, você não vai querer perder seus pertences ou que estraguem, não é mesmo?

5 - Limpe o novo imóvel antes de se mudar

Aproveite que o imóvel ainda está vazio, sem seus pertences, e realize a limpeza antecipadamente. Essa é uma excelente oportunidade para fazer uma limpeza mais profunda nos pisos, paredes e cômodos.

6 – Na hora da mudança

Caso seu imóvel esteja em um prédio ou em condomínio fechado, entregue ao síndico a carta de autorização da ocupação do imóvel e verifique os dias e os horários permitidos de entrada para mudança. Solicite também uma cópia do regimento interno do condomínio.

Alguns edifícios cobram taxa de mudança, cujo valor e forma de pagamento dependem de cada condomínio. Na data escolhida, informe zeladores e síndicos para que providenciem proteção dos elevadores de serviço e áreas por onde passarão móveis e eletrodomésticos e para que reservem uma vaga para o caminhão de mudança estacionar.

8 – Descarregamento

Ao descarregar a sua mudança, oriente a transportadora a não colocar o caminhão sobre a calçada.

Antes de ligar os eletrodomésticos e eletroeletrônicos na tomada, teste a tensão. Este teste é feito com uma chave medidora de energia. Lembre-se também de conferir o chuveiro.

O registro geral deve ser aberto para que todas as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga funcionem. Caso não funcionem, verifique se não há um registro local.

9 - Checklist de mudança

Confira as perguntas e sugestões abaixo. Elas serão essenciais para que sua mudança ocorra com agilidade e tranquilidade.

1. Você mora em apartamento ou casa?

2. Quantos cômodos possui o imóvel?

3. O que há nos cômodos?

4. O que vai ser transportado ao novo endereço, o que fica no antigo ou é descartado?

5. Separe o que vai e o que fica.

6. Todas as peças entrarão pela porta?

7. As peças que não passarem pela porta podem ser desmontadas?

8. Se você mora em edifício, o elevador de serviço é grande ou pequeno?

9. Será preciso içar alguma peça? Quantas?

10. O caminhão pode parar na porta do prédio? Normalmente os porteiros estão aptos a responder esta pergunta.

11. Tem horário para descarregar? Se houver, de acordo com o tamanho da mudança, será preciso mais do que um dia, pois o caminhão não poderá descarregar tudo de uma vez só. Se a sua mudança for grande, é interessante pensar em um local para passar a noite.

12. Certifique-se de que não há nenhuma outra mudança no mesmo dia. Verifique também se não há feiras livres no mesmo dia.

13. Informe-se sobre o regimento interno do condomínio antes da mudança.

Caso você ainda não tenha encontrado o imóvel ideal para começar 2019 de casa nova, conte sempre com a Guarida Imóveis!

Veja aqui nossas opções de imóveis para alugar.

E aqui, imóveis para comprar.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: