Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Matérias Especiais

Profissionalizando a Administração do Condomínio

05/02/2019 por Julio Cesar Soares da Silva

É cada vez mais comum, principalmente em condomínios de maior porte, a opção pela contratação de síndicos profissionais ao invés de síndicos-condôminos. O cargo de síndico, geralmente, exige grande disponibilidade de tempo, conhecimentos básicos de gestão e de legislação, o que acaba diminuindo o interesse dos moradores e aumentando o espaço para uma administração mais profissional.


O síndico profissional passa a ser um dos prestadores de serviços do condomínio, ficando responsável por diversas questões como: elaborar e executar a previsão orçamentária, entrevistar e contratar funcionários, cumprir e fazer cumprir a convenção e regulamento interno do condomínio, estabelecer rotinas operacionais e administrativas, definir prioridades de reformas e manutenção preventiva, acompanhar a inadimplência, enfim, executar as atribuições previstas no art. 1348 do Novo Código Civil. Cabe ressaltar que, para o sucesso destas funções, torna-se importante contar com o auxílio e acompanhamento do conselho do condomínio e do respaldo de uma administradora qualificada, a fim de dar toda a assessoria técnica imprescindível para uma boa gestão condominial. 


Alguns pontos importantes precisam ser analisados, caso o condomínio opte em contratar este tipo de profissional. As características principais são responsabilidade, experiência e transparência. Além disso, é preciso ter organização, espírito de liderança e, claro, saber ouvir as demandas dos moradores. Também é um diferencial ter facilidade para negociar e estabelecer um bom relacionamento com condôminos, funcionários, administradora e fornecedores. Um síndico profissional deve estar presente na rotina do condomínio, bem como atentar às necessidades e mediar possíveis conflitos entre os condôminos.

 

Sobre o autor

Julio Cesar Soares da Silva

Diretor-presidente

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: