Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Franquias

Por que abrir uma franquia é a grande tendência em 2016?

30/06/2016 por Redação Guarida

Ao longo do tempo as tendências do mercado mudam bastante. Essas tendências surgem devido ao momento econômico do país e também pela evolução e avanço tecnológico dentro das cidades e do trabalho das pessoas. Mudanças de comportamento e movimentos sociais também contribuem para o surgimento de algumas tendências de mercado e de profissões novas. Acompanhar estas tendências é muito importante para se manter firme dentro do sistema sem enferrujar ou “ ficar pra trás”.

Uma tendência de mercado é algo que poucos conseguem visualizar, pois as tendências nascem muito timidamente e começam a crescer aos poucos. Uma das grandes tendências do mercado em 2016 é sem dúvida o mercado de franquias, porém esta tendência nasceu lá no início dos anos 60 e tomou forma somente nos anos 2000. A primeira franquia aberta no Brasil foi em 1954, mas foi a partir de 2012 que esse mercado de fato começou a crescer e aparecer aqui no Brasil. Agora em 2016 vemos o mercado de franquias com clareza e bastante força, quem não conhece alguém que tem uma franquia ou já pensou em abrir uma? Abrir uma franquia é definitivamente a grande tendência em 2016 e nós temos 5 motivos para provar porque esse mercado está bastante atrativo e em voga.

Veja por que abrir uma franquia é a grande tendência em 2016:

 

Empreendedorismo é a profissão do momento

Hoje mais do que nunca as pessoas estão buscando ser felizes dentro da profissão que escolheram. A nova geração entendeu que sim, é possível ser feliz trabalhando, e hoje pessoas das gerações anteriores estão cada vez mais entendendo isso e indo em busca dos próprios sonhos profissionais também. O Brasil entendeu que para o país crescer e avançar era preciso formar empreendedores e não somente empregados, e por isso as instituições de ensino começaram a tratar do tema também. Hoje muita gente larga da própria profissão para empreender, quantas histórias inspiradoras sobre empreendedorismo não ouvimos o tempo todo? São muitas pessoas que se encorajam e encorajam outras pessoas também. Mais liberdade e autonomia no trabalho, autogestão, um grande desafio, prestígio e autorealização são somente alguns pontos sobre empreender. Em momentos de crise, onde o emprego está escasso e muitas pessoas estão sendo demitidas, empreender se tornou uma alternativa bastante interessante para quem não pode parar e não quer ficar fora do mercado até encontrar um emprego, que talvez nem seja muito interessante. Empreender através de uma franquia é uma opção atraente para quem deseja empreender com mais segurança e com menos esforço de planejamento, crescimento e consolidação de marca. Escrevemos mais detalhes sobre empreender em uma franquia aqui no blog “5 motivos para empreender em uma franquia”.

 

Não há o que não haja

Apesar de hoje o empreendedorismo estar em alta, está cada vez mais difícil encontrar segmentos de mercado, serviços, produtos, totalmente novos. Você sempre terá um concorrente e portanto vai precisar encontrar um diferencial, algo que só você entrega e este é um grande desafio hoje em dia. Às vezes o esforço de criar uma empresa que não existe, com serviço inovador ou criar uma empresa num segmento que já existe, mas entrega um grande diferencial é trabalhoso demais e não compensa. Ao invés de dispender tempo tentando criar uma empresa/marca inovadora, e depois ainda tentar introduzir a novidade no mercado, por que não investir em uma franquia? Empreender em uma franquia pode ser um ótimo negócio, pois existem franquias de todos os segmentos, estilos, que entregam grandes diferenciais e são de marcas já consolidadas que as pessoas já conhecem, gostam e que muitas vezes já têm clientela fiel.

 

Tempo é dinheiro

Cada ano que passa a percepção que as pessoas têm é que o tempo encolhe e está cada vez mais curto. Os avanços da tecnologia,  rapidez  e quantidade de informações estão cada vez mais intensos e presentes na vida de todas as pessoas. Quem perde tempo com atividades que às vezes são desnecessárias ou que podem ser feitas com otimização de tempo, acaba ficando pra trás no mercado de trabalho.

Sim, o grande lema do sistema capitalista é definitivamente este, tempo é dinheiro. Enquanto você está planejando o seu negócio, a sua nova empresa, abre mão de já estar obtendo lucros, ou de obter lucro em um tempo menor com uma franquia. As franquias são normalmente de marcas já consolidadas, vêm com todo o planejamento de marketing e financeiros redondos, produtos bem estabelecidos, processos bem desenhados, retorno financeiro discriminado, etc. A empresa vem pronta para você administrar e por isso boa parte do esforço e tempo que você dispenderia abrindo uma nova empresa do zero simplesmente é anulado e você ganha tempo para já começar a trabalhar e lucrar.

 

Crise, sim a crise

Sem uma perspectiva de melhora no cenário econômico do país no curto prazo, as empresas estão cortando custos e, com isso, o desemprego assombra o país desde o ano passado. A crise econômica trouxe o desemprego e em resposta disso as pessoas estão optando por empreender, e mais do que isso, empreender em um negócio que não apresente tantos riscos. Apesar da retração econômica e dos números pouco animadores, o mercado de franquias cresceu 11,2% em 2015 e movimentou 63,8 bilhões de reais segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Optar por empreender em uma franquia é uma excelente saída para driblar o desemprego investindo em um negócio com riscos mais baixos do que empreender do zero. A crise econômica é sem dúvida um fator que contribuiu para que o mercado de franquias seja uma grande tendência em 2016.

 

Marcas tradicionais e consolidadas em alta

Em meio a uma enxurrada de novas marcas e empresas que surgem o tempo todo, estabelecer a confiança das pessoas é um grande desafio. Afinal, por que trocar o certo pelo duvidoso, não é mesmo? As marcas novas têm se esforçado bastante para conquistar o público que marcas mais antigas e consolidadas conquistaram, e muitas vezes não obtêm sucesso nessa busca. As pessoas estão sim dispostas a experimentar coisas novas, porém dependendo se o novo entrega pior que o antigo e também se o custo da mudança for muito alto, as pessoas não estão dispostas a trocar uma marca tradicional e de confiança por uma nova no mercado. É por isso que adquirir uma franquia de uma marca já consolidada e com boa reputação no mercado é bastante importante para a segurança e sucesso do negócio. A Guarida Imóveis é uma marca de imobiliária bastante reconhecida, tradicional e consolidada no Rio Grande do Sul, isso porque está presente no mercado gaúcho há mais de 30 anos. Ao longo do tempo, a Guarida sempre procurou construir a sua reputação perante seus clientes, perante o mercado e público em geral. Essa construção se reflete hoje nas grandes premiações do mercado imobiliário e entre as empresas gaúchas. Vencedora de prêmios como Top of Mind e de Excelência em franquias, a Guarida Imóveis é definitivamente uma empresa que tem a confiança dos gaúchos e por isso investir numa franquia Guarida se torna uma opção excelente para empreender com mais segurança.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: