Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Franquias

5 bons motivos para empreender em uma franquia

15/06/2016 por Redação Guarida

Criatividade, liderança, persistência, comprometimento, autoconfiança, flexibilidade, são apenas algumas das qualidades que fazem alguém ter sede por empreender. Muitas pessoas têm vontade de gerir o próprio negócio e decidem se aventurar no caminho nada linear do empreendedorismo. Para empreender é preciso muita coragem e determinação.  Além de fundar a própria empresa, uma das grandes alternativas para quem tem o espírito empreendedor é abrir uma franquia. Talvez esta opção, a primeira vista, não parece ser a melhor ideia, porém existem boas razões para se optar por ela, principalmente para os empreendedores de primeira viagem ou aqueles que buscam investir em um negócio com mais segurança.

São vários os motivos para se optar por empreender em uma franquia, resolvemos elencar e explicar aqui quais são os principais e por isso fizemos uma lista dos 5 bons motivos para empreender em uma franquia. Confira!

1. Reduz os riscos de inexperiência

Para os empreendedores de primeira viagem, esse universo é bastante desconhecido. O que se sabe é a teoria, e na teoria parece tudo muito mais fácil. Mas e empreender na prática? Como é? Quem nunca viveu isso não vai saber como é na prática se não o fizer, porém empreender envolve muitos riscos e abrir uma franquia pode diminuir estes riscos consideravelmente, já que possivelmente você não está completamente preparado e não estará sozinho. Uma marca franqueadora possui, na maioria das vezes, processos de acompanhamento ao franqueado para ajudá-lo nos mais diversos aspectos, assim os riscos de cometer erros bobos ou erros importantíssimos são minimizados pela experiência que a franqueadora tem do seu próprio negócio.

Mesmo não fazendo parte do time de empreendedores de primeira viagem, os riscos de inexperiência em algum novo segmento que este deseja ingressar também é minimizado. Imagine que você trabalhou a vida inteira no setor de alimentação, empreende neste setor e entende muito sobre este tipo de negócio, mas agora deseja ingressar no setor de serviços, só que você não entende muito do segmento escolhido e como ele funciona. A franqueadora lhe dará todo o apoio e capacitação necessária para você aprender sobre o mercado e o negócio, te auxiliando e orientando sempre que for preciso, minimizando os riscos da sua falta de experiência no segmento.

2. Poupa trabalho e tempo

As franquias já vêm com seus modelos de negócios prontos, padrões testados, aprovados e em constante atualização. Não é como em uma empresa que você começa por conta própria em que você terá que elaborar toda a estratégia e plano de negócio, fazendo ajustes até acertar e firmar a marca no mercado. A franqueadora já fez tudo isso, e a marca já está consolidada no mercado. Outra preocupação a menos que poupa trabalho e tempo é que não é preciso se atentar ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, pois a franqueadora já possui esse processo e os produtos ou serviços novos são concedidos já bem estabelecidos para o franqueado. Uma boa empresa fraqueadora está sempre preocupada em inovar. Todo o trabalho e esforço para construir uma marca forte e bem consolidada no segmento é poupado, pois você vai trabalhar com uma marca que já foi construída e consolidada pela empresa franqueadora ao longo de, provavelmente, muitos anos, recebendo todos os benefícios dessa grande vantagem.

3. Segurança financeira

A incerteza financeira é bastante representativa no universo de quem empreende, porque cabe principalmente ao empreendedor a responsabilidade de o novo negócio funcionar e trazer retorno financeiro sem prejuízos. Grande responsabilidade não? A preocupação é ainda maior se o dinheiro que está em jogo é proveniente das suas próprias economias, guardadas com tanta dedicação por anos a fio. A preocupação com a segurança financeira é bem menor no caso de empreender em uma franquia, pois desde o princípio o franqueado empreendedor já fica sabendo quanto irá gastar para abrir o negócio. Estimativas de custos e despesas de todas as naturezas são informadas para o franqueado, evitando surpresas e gastos desnecessários. Esta segurança facilita bastante o planejamento financeiro do franqueado empreendedor.

4. Apoio qualificado

Muitos empreendedores sofrem com a falta de apoio e orientação de profissionais sênior, realmente qualificados e aptos a fornecer informações e orientações eficazes para o negócio. Receber todo o apoio da empresa sempre que precisar é muito reconfortante para o empreendedor. As melhores empresas franqueadoras proporcionam treinamentos, orientações quanto às várias facetas do negócio e do mercado, além de suporte constante. Isso é excelente e ajuda o empreendedor a levar o negócio ao sucesso. A troca entre o franqueado e franqueadora sobre questões da empresa e do segmento é ponto fundamental no crescimento do negócio para todos.

5. Boas opções em todos os segmentos

No mundo do empreendedorismo você geralmente se depara com duas questões importantes na hora de escolher o tipo de negócio que você quer abrir e das duas uma: ou você opta por um segmento que é totalmente novo pra você, e até não gosta muito mas que está em alta e movimentando bastante dinheiro, ou opta por seguir em um negócio do qual você entende bastante e se identifica, mas que leva tempo para obter retorno financeiro, principalmente se tratando de novas empresas no segmento. No caso das franquias você fica com a parte positiva dessas duas questões, pois hoje já existem franquias em praticamente todos os segmentos e em bons níveis de popularidade e retorno. Se identifica com o ramo de moda feminina? Já existem franquias de marcas bem sucedidas para você escolher. Sempre foi do ramo de Farmácias e quer empreender no setor? Existem marcas de farmácias muito bem sucedidas trazendo ótimos e rápidos retornos para seus franqueados. Você quer algo com baixo investimento? O segmento de serviços oferece várias opções sem a necessidade de grandes aplicações. Outro fator é a diversidade de investimento inicial, hoje existem franquias em que o investimento inicial é de milhões de reais e também existem outras que têm o investimento inicial em torno de 4 mil reais.

São muitas opções para empreender em uma franquia e bons motivos para seguir no mundo do empreendedorismo. A Guarida Imóveis, como imobiliária que atua há quase 40 anos no mercado imobiliário do RS, sabe o quanto empreender e construir uma marca forte da estaca zero é trabalhoso, e hoje divide a marca com franqueados espalhados por todo o estado e, em breve, fora do RS. Os franqueados da Guarida recebem todo o apoio e os benefícios que a empresa oferece dentro do modelo de franquias. Além de trabalhar pela marca, hoje a Guarida promove e incentiva o empreendedorismo brasileiro através de franquias.

Comece empreendendo numa franquia com baixo investimento. Conheça a rede de franquias Guarida agora mesmo.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: