Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Franquias

4 coisas que você precisa saber antes de se tornar um franqueado

04/07/2016 por Redação Guarida

Hoje, cada vez mais, vemos pessoas optando por empreender em uma franquia. Inclusive já escrevemos sobre 5 bons motivos para empreender em uma franquia aqui no blog. O mercado de franquias cresceu muito nos últimos anos e continua crescendo e talvez em algum momento você já tenha pensado em se tornar um franqueado também. Se você anda pensando na possibilidade de se tornar um franqueado de uma rede de franquias, saiba que existem algumas coisas importantes para você saber antes de tomar essa decisão. Investimentos, regras, burocracia e relacionamento, são apenas alguns dos tópicos para você estudar antes de empreender em uma franquia. Listamos 4 coisas que você precisa saber antes de se tornar um franqueado.

 

1. Investimento inicial e despesas periódicas

Infelizmente para começar a ganhar dinheiro você precisa gastar dinheiro. Numa franquia não é diferente, para abrir uma franquia sempre será necessário um investimento mínimo inicial, que varia conforme o segmento e o modelo de negócio. Sempre desconfie de investimentos baixos com promessas de retornos astronômicos, o valor real e seguro de um investimento inicial para franquias está em torno de 25 mil reais. A não ser para microfranquias, que o investimento é bem menor. Procure ter uma boa reserva financeira antes de empreender em uma franquia e verifique se ela é suficiente para o investimento seguro. Além do investimento inicial, você terá que arcar com algumas outras despesas mensais, que incluem taxa de franquia, publicidade e gastos com a manutenção do negócio, como aluguel, salários, impostos, etc. Organizar-se para cumprir com o pagamento de todas as despesas, é fundamental para a franquia seguir operando com excelência e gerando lucros para o franqueado. Conhecer o investimento inicial e as despesas periódicas da franquia é a primeira coisa que você precisa saber antes de se tornar um franqueado.

 

2. Conhecimento sobre o segmento da franquia escolhida

Cada segmento do mercado tem suas particularidades, seu tempo, seus desafios, sua lucratividade e dinâmica. Conhecer o mínimo sobre o mercado em que a franquia atua é fundamental para ter mais segurança e se sentir confortável para empreender através dela.  As especificidades de cada ramo agradam os mais diferentes perfis empreendedores, por isso é bem importante que você se identifique com o segmento, que se imagine trabalhando nele. Procure buscar o máximo de informações e conhecimento que puder sobre o segmento da franquia escolhida, pois assim você evita repetir alguns erros já cometidos e se inspira nos sucessos.

 

3. Burocracias

Para todo e qualquer tipo de negócio empreendedor, elas existem e não adianta querer fugir delas. As burocracias são um jeito de formalizar e proteger você e todos os envolvidos em um processo como o de franchising. O primeiro item burocrático, mas fundamental, é conhecer a Lei de Franquias N˚8955/94. Esta lei expressa tudo sobre o contrato de franquia empresarial além de outras providências sobre o tema. É bem importante que este contrato seja lido por você e um advogado da sua confiança, para que ele possa sanar todas as suas possíveis dúvidas. Outro documento burocrático para conhecer antes de se tornar um franqueado é a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esta circular tem o objetivo de esclarecer pontos bem importantes, como quanto você irá investir, o perfil ideal do franqueado, quais formatos de montagem do negócio além de outras particularidades. Você tem exatamente 10 dias após o recebimento desta circular para decidir o que fazer, se vai de fato assinar contrato e se comprometer com a franqueadora.

Outro fator importantíssimo para prestar atenção são os balancetes contábeis e histórico de mercado da empresa que você deseja investir, já que vai gastar bastante tempo e dinheiro com isso. Por fim, avalie com bastante cuidado, minuciosamente, a minuta do contrato de franquia da empresa, para que não haja qualquer surpresa no futuro.

 

4. Paciência para esperar o retorno financeiro

Sem dúvida este é o ponto mais importante das 4 coisas que você precisa saber antes de se tornar um franqueado. Esperar até os seus esforços gerarem frutos é um grande desafio, isso porque infelizmente o dinheiro não vem fácil, é preciso muito trabalho e esforço diário para não só cobrir as despesas periódicas, mas também gerar lucro. É por isso que encontrar uma franquia que combine com o seu perfil é importante, pois existem segmentos de mercado em que o retorno demora mais tempo para acontecer. Algumas franquias proporcionam retorno apenas depois de 3 anos e outras em 12 meses, depende do investimento inicial e do tipo de negócio. Independentemente do tipo de negócio, obter lucro será sempre o ponto central do empreendedor e para isso é preciso paciência, trabalhar muito e investir no desenvolvimento da sua franquia.

Estas 4 coisas que você precisa saber antes de se tornar um franqueado são pontos essenciais para estudar antes de partir para analisar se você pretende realmente empreender em uma franquia, e, mais do que isso, que tipo de franquia é mais interessante para você. A Guarida Imóveis, como imobiliária franqueadora, entende que o negócio de franquias é bastante atrativo, porém ainda novo, e por isso muitos empreendedores ainda têm dúvidas quanto a esse tipo de investimento. A Guarida preza sempre pela relação transparente e de confiança com seus franqueados, estando sempre à disposição caso qualquer pessoa queira saber mais detalhadamente sobre as franquias Guarida.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: