Agência Virtual

2ª Via de DOC
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Condomínios

7 ações proativas para conquistar o coração dos condôminos

06/10/2016 por Redação Guarida

Ser síndico é uma função que exige uma série de características que são essenciais para a boa administração do condomínio. Já apresentamos aqui no nosso blog algumas delas, mostrando aspectos que todo bom síndico deve apresentar em seu perfil, tais como a organização, o comprometimento, a capacidade de negociação e a transparência em seu trabalho. Mas além dessas características que já apresentamos aqui, existe uma em específica que talvez muitos dos síndicos ainda não têm a capacidade de praticá-la no dia a dia da sua função ou muito menos possuem em seu perfil: a proatividade.

Ser um síndico proativo nada mais é do que ser um administrador que pensa e age antecipadamente dentro do seu condomínio. É com a proatividade de um bom síndico que se torna possível prever uma situação e agir antes que a mesma aconteça, a fim de melhorar os resultados do lugar ou evitar possíveis problemas. Quando as ações do síndico são proativas, fica muito mais fácil para ele saber lidar com qualquer tipo de situação dentro do condomínio e buscar novas alternativas de melhoria na administração do lugar. E se você está procurando adquirir ou fortalecer o seu perfil ideal de síndico de condomínio e ter uma atitude mais proativa, acompanhe este post onde vamos mostrar para você 7 ações proativas para conquistar o coração dos condôminos.

1. Trabalhe sua criatividade

Ser um síndico proativo é ter a capacidade de pensar de maneira criativa. Quando se tem um perfil proativo, o síndico executa novas ideias, tem facilidade de inovar e está sempre buscando por oportunidades de mudanças dentro do condomínio. Trabalhar a sua criatividade é uma maneira certa de começar a pensar em melhores ações e fazer da proatividade uma característica sua. Busque desenvolver o seu lado criativo, pensando cada vez mais “fora da caixa” e propondo novas ideias e soluções sempre quando possível. Uma dica é dialogar e ouvir opiniões dos moradores, conversar com outros síndicos, desenvolver sua curiosidade, colocar as ideias no papel e observar muito mais tudo o que se passa ao seu redor.

2. Pense, mas também faça!

De nada adianta você desenvolver a sua criatividade e ter novas ideias dentro do condomínio se apenas colocar tudo isso no papel e depois não fazer nada para acontecer. A proatividade é uma atitude que exige acima de tudo ação. Por isso, na hora em que você pensar em melhores soluções para o seu condomínio coloque essa ideia em prática o mais rápido possível, dando sempre atenção à ação como elemento fundamental da proatividade.

3. Previna o surgimento de problemas

Se você quer se tornar um síndico com ações proativas dentro do seu condomínio, uma atitude importante é estar atento a tudo o que está acontecendo à sua volta. Não espere que o problema chegue até você para depois tentar solucioná-lo. O ideal é que você saiba identificar possíveis falhas com antecedência para evitá-las de se tornarem uma realidade no seu condomínio. Uma dica é circular pelas dependências do local e fazer perguntas ao porteiro e aos funcionários sempre quando possível para que nenhum morador seja o primeiro a identificar algum problema.

4. Adiante as tarefas diárias do seu condomínio

Adiantar as tarefas rotineiras é uma atitude proativa simples, mas que pode facilitar em muito o trabalho do síndico. Isso porque quando o síndico torna essa prática um hábito ele tem mais facilidade para lidar com situações de última hora.

5. Liste as tarefas com maior e menor prioridade

Assim como adiantar as tarefas diárias do condomínio é fundamental para otimizar o trabalho do síndico, listar as tarefas com maior e menor prioridade é uma atitude proativa que faz toda a diferença. Saber aquilo que é mais importante a ser feito primeiro é uma forma de agilizar o trabalho do síndico e, principalmente, assegurar de que ele realmente vai terminar as tarefas previstas. Uma dica é deixar essa lista de atividades a serem feitas sempre próxima do síndico para ele consultar sempre quando necessário e eliminar tudo o que já foi cumprido.

6. Avalie o seu próprio trabalho

Um síndico com atitudes proativas é aquele que vê em si mesmo os erros e acertos do seu trabalho. Avaliar a forma como está sendo administrado o seu condomínio é uma ação que torna o trabalho do síndico muito mais eficaz, já que assim será possível identificar o que precisa ser melhorado e o que deve ser o mais rápido possível descartado para que o processo realmente funcione da melhor maneira.

7. Veja o que pode ser melhorado dentro do seu condomínio

Assim como é muito importante que o síndico avalie o seu próprio trabalho, é de fundamental importância que ele sempre que possível questione tudo o pode ser melhorado ou descartado dentro do seu condomínio. Ser um síndico proativo é buscar atitudes e soluções que visem a melhoria do lugar, cabendo a ele identificar as necessidades do seu condomínio e procurar o envolvimento de todos os moradores para descobrir alternativas muito mais eficazes com a ajuda em conjunto.

Agora que você já conhece as 7 ações proativas que todo síndico deve ter para conquistar o coração dos seus condôminos, que tal identificar aquelas atitudes que ainda não fazem parte do seu hábito e começar a implementar ações como estas no dia a dia do seu condomínio? Um bom síndico de condomínio é aquele que busca cada vez mais a qualidade de vida de  todos os seus moradores e realiza soluções mais assertivas dentro do condomínio, sendo a proatividade uma das principais características que tornam isso possível. E se você quer saber outras dicas para o dia a dia do síndico não deixe de ler os nossos outros posts aqui no blog da Guarida Imóveis, que ajudarão você a aprimorar ainda mais a administração do seu condomínio.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: