slogan-pra-voce-viver-melhor

Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Condomínios

5 dicas de gestão para diminuir as despesas do condomínio

28/04/2016 por Redação Guarida

Administrar um condomínio exige empenho e conhecimento para que o síndico saiba controlar de maneira eficaz as despesas do local. Consumo excessivo de água, grande rotatividade de funcionários, altos gastos em energia elétrica e moradores inadimplentes são alguns dos principais responsáveis pelo aumento dos gastos do condomínio. Encontrar formas eficazes de gestão para diminuir as despesas do condomínio é requisito fundamental para manter as finanças no eixo. Confira a seguir 5 dicas importantes de gestão para que você, como síndico, possa controlar e diminuir as despesas do seu condomínio.

1. Economize água e energia elétrica

Um dos fatores que mais prejudicam as finanças do condomínio é o consumo excessivo de água e energia elétrica. Medidas simples, mas muito eficazes, devem ser rigorosa e diariamente aplicadas para que as despesas do condomínio possam ser diminuídas a partir de uma boa gestão. Atitudes como:

  • Conscientizar os moradores no consumo de água e luz nas áreas comuns do prédio;
  • Reduzir o tempo que as lâmpadas do condomínio ficam acesas;
  • Substituir o uso da mangueira por vassoura;
  • Utilizar lâmpadas mais econômicas;
  • Cobrir a piscina para evitar a evaporação;
  • Instalar lâmpadas com sensores de movimento podem e devem ser aplicadas para diminuir em muito as despesas do seu condomínio.

2. Conscientize os moradores na limpeza do condomínio

Outra medida importante que pode ser aplicada para uma boa gestão nas despesas do condomínio é a conscientização dos moradores a manter a limpeza das áreas comuns. Se houver uma colaboração de todos os moradores, será muito mais fácil para o condomínio reduzir os gastos envolvendo a compra de materiais de limpeza e até mesmo com a contratação de faxineiras e auxiliares de serviços gerais. Além disso, elaborar um limite de orçamento para os gastos em material de limpeza e monitorar de perto a compra e o uso do material para evitar extravios e desperdícios pode ajudar muito no controle de caixa do condomínio.

3. Faça manutenções preventivas

Realizar manutenções preventivas é muito importante para garantir boas economias e evitar gastos desnecessários no condomínio. Elevadores, instalações hidráulicas, câmeras de segurança, interfones, fiação e vazamentos podem representar um grande prejuízo nas finanças se não receberem revisões periódicas dentro do condomínio. Lembre-se: antes de qualquer dano maior, o melhor é prevenir sempre!

4. Evite a inadimplência

Moradores inadimplentes podem comprometer as finanças do condomínio, provocando grandes despesas caso não haja uma boa gestão do síndico nesse aspecto. Por isso, para evitar transtornos com pagamentos de cotas extras e despesas com processos judiciais de cobrança, o melhor a se fazer é procurar o morador rapidamente para descobrir qual o motivo da inadimplência e tentar fazer um acordo amigável para que ele efetue o mais rápido possível o pagamento em atraso. Além disso, para minimizar os efeitos da inadimplência do condomínio, é extremamente importante que o síndico conscientize os moradores dos efeitos negativos que os pagamentos em atraso podem provocar. Campanhas periódicas, reuniões de condomínio, comunicados, elaboração de cartazes, informativos e envio de e-mails são algumas atitudes importantes que o síndico pode adotar para combater a inadimplência e deixar o seu condomínio livre dos prejuízos causados pelos devedores.

5. Avalie o quadro de funcionários do condomínio

A avaliação constante do quadro de funcionários é uma atitude simples, mas que pode diminuir consideravelmente as despesas do seu condomínio. Fique atento às horas extras e às escalas de trabalho dos seus funcionários, identificando se os gastos estão muito elevados e se não vale a pena repensar o quadro de funcionários do condomínio. Além disso, valorize sempre sua equipe, conquistando o melhor desempenho possível dos seus funcionários e evitando assim a alta rotatividade no quadro.

Agora que você já conhece algumas dicas valiosas de gestão para você diminuir as despesas do seu prédio, que tal conhecer os serviços de administração de condomínios oferecidos pela Guarida? Com a Guarida você administra da melhor forma possível e tem toda a tranquilidade na gestão condominial, com uma consultoria completa em todos os quesitos técnicos, legais e administrativos. Para saber mais sobre os serviços de administração de condomínios da Guarida, acesse a nossa página de Condomínios.

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário