ico-calendar-svg-cesar slogan-pra-voce-viver-melhor

Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Aluguéis

5 livros didáticos para entender finanças

23/08/2017 por Redação Guarida

Planejar-se financeiramente é preciso sempre. No momento em que você faz um planejamento financeiro, você consegue cortar gastos e entender para onde está indo cada centavo do seu dinheiro, consegue estabelecer as suas prioridades e também organizar o seu orçamento. Seja um empresário, um empreendedor ou apenas alguém que quer controlar melhor a verba, nem sempre sabemos qual é melhor forma de gerenciar esse dinheiro com eficiência.

Pensando nisso, o Blog da Guarida preparou uma lista com 5 livros didáticos para entender finanças, e que com certeza vão mudar a sua forma de gerir o seu dinheiro. Confira!

1.Faça as pazes com suas finanças
Autor: Samy Dana

É possível ser feliz com o dinheiro que se tem? Essa é uma pergunta que muita gente se faz, principalmente quando as contas não param de chegar e sobra mês no fim do salário. Neste livro, o economista e comentarista da Globo e da GloboNews Samy Dana responde a essa e a outras perguntas e mostra que não é preciso ser milionário para ser feliz. Aliás, não só é possível ser feliz com o que se ganha como também é possível fazer planos que caibam no orçamento, de forma a viver bem e sem apertos.

Samy ensina como lidar com o dinheiro de uma maneira indolor e consciente e aponta caminhos para programar o futuro sem abrir mão de viver o presente. Seguindo os cinco passos propostos, você aprenderá a viver em paz com sua conta bancária e conseguirá fazer o dinheiro render mais, se multiplicar e trabalhar a seu favor. Com uma proposta interativa, "Faça As Pazes Com Suas Finanças" vai ajudá-lo a mudar sua relação com o dinheiro. Sem truques, sem mágicas, sem milagres. Só o que você precisa é colocar em prática algumas ações capazes de promover a verdadeira revolução do seu orçamento.

 

2. Adeus, aposentadoria: Como garantir seu futuro sem depender dos outros

Autor: Gustavo Cerbasi

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxílio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que queremos ter. Bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avançada. Mas será que apenas essa poupança resolve o problema? Quem já passou dos 60 anos lamenta não ter se esforçado mais no passado e sabe que, mesmo que tivesse dobrado seu esforço, ainda estaria longe de uma situação confortável. Como estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural, a renda de uma aposentadoria – pública ou privada – não é suficiente hoje. A velha fórmula deixou de funcionar. É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro.

Reunindo pesquisas e reflexões sobre casos de fracasso e de sucesso, este livro propõe uma nova forma de enxergar o trabalho e de lidar com o dinheiro, oferecendo conselhos atualizados sobre a melhor maneira de se educar, de investir, de empreender e de gerenciar a carreira. Ao longo de mais de uma década, Gustavo Cerbasi vem se dedicando a estudar e trabalhar com educação financeira, orientando públicos de diversas idades e classes sociais. Em Adeus, Aposentadoria, ele apresenta um plano para administrar sua riqueza que inclui dicas personalizadas de acordo com sua faixa etária. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas. Sem dúvida, o desafio para conquistar uma vida futura mantendo o padrão atual e sem depender de ninguém é grande, mas é possível se começarmos a realizar esse projeto desde já.

3. A mente acima do dinheiro: o impacto das emoções em sua vida financeira

Autor: Brad Klontz & Ted Klontz

O dinheiro é a causa do seu estresse? Você se preocupa com o fato de estar gastando demais? Talvez suas finanças estejam equilibradas, mas você ainda não consegue controlar sua ansiedade em relação ao dinheiro. Talvez as desavenças sobre os gastos o estejam afastando do seu cônjuge, ou, quem sabe, você tenha dificuldade em falar sobre dinheiro com seus filhos ou outro membro da família. Quer você esteja enfrentando problemas em lidar com seus investimentos ou apenas lutando para que o salário dure até o final do mês, saiba de uma coisa: você não é o único.

Com anos de experiência ajudando pessoas a resolverem seus problemas financeiros, os Klontzes afirmam que as doze disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras ou dificuldade em poupar, têm solução. Em 'A Mente Acima do Dinheiro', ensinam como identificá-las, descobrir sua causa e superá-las. O livro é destinado àqueles que pretendem tomar decisões financeiras melhores e saber como lidar com os desafios econômicos atuais tendo assim uma vida financeira saudável.
 

4. Rápido e Devagar: Duas formas de pensar

Autor: Daniel Kahneman

Uma visão inovadora sobre como nossa mente funciona e como tomamos decisões. Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia por pesquisas que colocam em xeque a ideia de que a nossa tomada de decisões é essencialmente racional, é um dos mais importantes pensadores do século XXI. Suas ideias tiveram um impacto profundo em muitas áreas, incluindo economia, psicologia, medicina e política, mas é a primeira vez que o autor reúne seus muitos anos de pesquisa e pensamento em um único livro. Eleito um dos melhores livros de 2011 pelo New York Times Book Review, Rápido e devagar: duas formas de pensar apresenta uma visão tão inovadora quanto inquietante sobre como a mente funciona e como as decisões são tomadas.


No livro, o autor explica as duas formas como se desenvolvem o pensamento humano: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias — e também os defeitos e vícios — do pensamento rápido e revela o peso das impressões intuitivas no processo de tomada de decisões. O autor revela quando é possível ou não confiar na intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como são tomadas as decisões nos negócios e na vida pessoal, e como se pode usar diferentes técnicas para proteger contra falhas mentais que, muitas vezes, colocam o indivíduo em situações de apuro.

5. As Armas da Persuasão

Autor: Robert Cialdini

Nossa capacidade de processar informações não dá mais conta da abundância de mudanças, escolhas e desafios típicos da vida moderna. Isso nos obriga a abrir mão de uma análise cuidadosa de todos os prós e contras envolvidos numa tomada de decisão, recorrendo a uma generalização – uma abordagem de atalho com base em um único dado. Essa informação isolada nos permite agir quase sempre de maneira apropriada, fazendo uso de uma quantidade limitada de reflexão e tempo. No entanto, pode ser explorada e transformada em uma arma por aqueles que sabem influenciar os outros a agir como lhes convém.

Neste livro, Robert B. Cialdini explica como funciona o mecanismo da persuasão, quais fatores psicológicos influenciam nosso comportamento e o que podemos fazer para nos defender dos profissionais que se especializaram em se aproveitar de nossas reações impensadas. Em cada capítulo, as seis armas de influência que governam nossa conduta – reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez – são analisadas de forma minuciosa e clara. Por meio de exemplos reais e esclarecedores, o autor explica quais são as circunstâncias em que ficamos mais vulneráveis aos aproveitadores, como podemos reconhecer que estamos sendo persuadidos a agir contra nossos interesses e como decidir por conta própria.

Gostou das nossas dicas de livros? Se você já leu algum deles, comente em nosso blog o que achou.

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário