Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Aluguéis

10 razões para NUNCA alugar um imóvel sem uma imobiliária

21/03/2017 por Redação Guarida

Quando se está em busca de um imóvel para alugar, contar com uma boa imobiliária é fundamental para que todo o processo de locação ocorra tranquilamente sem dores de cabeça. Muitas vezes pode parecer tentador você tratar tudo direto com o proprietário do imóvel, sem envolver uma imobiliária, por diversos motivos, porém saiba que esta não é uma boa ideia. O barato acaba saindo caro e essa prática não é nada recomendável.  Veja agora 10 razões para nunca alugar um imóvel sem uma imobiliária.

 

1. Dá margem para desgastes evitáveis

Todo o tipo de relacionamento sofre desgaste, nenhum está livre disso. Relacionamento entre namorados, amigos, colegas de trabalho, inclusive o relacionamento entre proprietário e inquilino. O desgaste no relacionamento entre proprietário e inquilino pode ser facilmente evitado se houver uma imobiliária intermediando esse relacionamento. Discussões sobre reajuste de aluguel, responsabilidade de reformas e obras que o imóvel pode demandar, atrasos nos pagamentos, tudo que faz parte do relacionamento proprietário-inquilino, será intermediado por uma imobiliária e por isso as decisões e providências podem ser tomadas de forma mais tranquila e segura.

 

2. Desconhecimento sobre as regras de fiador

As regras sobre a fiança pode ter algumas variações importantes que passam despercebidas se o aluguel é tratado diretamente com o proprietário. Se o fiador é casado, por exemplo, o ideal é ter a assinatura do cônjuge também. São detalhes como este que podem gerar complicações na hora de alugar um imóvel e que podem ser evitados se você aluga com o auxílio de uma imobiliária.

 

3. Pagamentos de condomínio e IPTU irregulares

Ao resolver alugar diretamente com o proprietário ou alugar o seu imóvel direto com o inquilino você fica a mercê da responsabilidade e comprometimento do outro em pagar o condomínio e IPTU do imóvel em dia. E se o inquilino não paga o condomínio? Você pode nem ficar sabendo e receber uma conta com multas exorbitantes depois. Para evitar esse tipo de transtorno o melhor é alugar junto a uma imobiliária, que ficará responsável por controlar estes pagamentos que podem ser de responsabilidade tanto do proprietário quanto do inquilino.

 

 

4. Você pode pagar um aluguel mais caro

Contar com uma imobiliária idônea também é vantajoso na hora de avaliar o valor pago pelo aluguel. Ao alugar direto com o proprietário você corre o risco de pagar um aluguel mais alto do que o real valor que o imóvel tem no mercado, porque tem detalhes importantes sobre o imóvel que podem baixar ou aumentar o valor dele e o proprietário pode desconhecer sobre isso. É muito mais seguro você alugar com uma imobiliária que esteja apta a te fornecer as melhores opções de imóveis pelo valor justo e real.

 

5. Condições do negócio não muito claras

Quando não existem contratos ou os contratos são produzidos por pessoas que não são qualificadas para isso, você corre o risco de acabar assinando contratos que não possuem todas as informações necessárias ou com informações não tão claras. Prazos, reajustes, multas, etc. Esse é o primeiro passo para que problemas e dores de cabeças aconteçam. Alugar com uma imobiliária é muito mais seguro, uma vez que nela existem profissionais capacitados para produzir contratos claros de locação e também podem explicar exatamente todas as cláusulas do contrato caso você não entenda algum item.

 

6. Pode ser golpe

Não é só no Brasil que isso existe, mas em todo o lugar. Golpistas estão por toda parte com má intenção querendo tirar vantagem de pessoas do bem. O que o ocorre normalmente é que essas pessoas oferecem aluguéis, até mesmo em anúncios de jornais por exemplo, a preços bastante atrativos e negociações atraentes que estão bem diferentes das ofertas reais. Essas ofertas acabam atraindo muita gente e então são cobradas taxas de reserva, valores em caução e sinais de negócio de forma indevida em imóveis que às vezes nem são propriedade destes golpistas.  

 

7. Poucas opções ou opções ruins

Uma imobiliária dispõe de muitas opções de imóveis para alugar em muitos bairros da cidade. Imóveis com variadas características e por isso você tem muitas opções, boas e ruins, pode comparar e decidir pelo melhor imóvel para você. Alugando com o proprietário você não tem muitas opções e às vezes tem apenas uma opção e precisa se adaptar a ela se decidir alugar com ele.

 

 

8. Sem garantias

Um contrato bem redigido e esclarecido proporciona garantias reais tanto para o proprietário quanto para o inquilino. No caso de alugar direto com o proprietário, este contrato pode não estar claro ou completo e por isso você não possui garantias quanto ao aluguel do imóvel. Correr este risco não vale nada a pena e você pode ser muito prejudicado por isso.

 

9. Falta de agilidade na solução de problemas

Quando acontecer qualquer problema com o imóvel que você alugou a única pessoa que você pode recorrer é ao proprietário, se você alugar diretamente com ele. O proprietário pode ser uma pessoa bastante ocupada ou não dar muita importância para o problema do imóvel e por isso a resolução deste tipo de solicitação pode demorar bastante tempo. Ao alugar com uma imobiliária você pode ligar diretamente para a empresa e ou a empresa resolve ou entra em contato com o proprietário cobrando constantemente uma solução por parte dele. Ou seja, solucionar problemas no imóvel alugado fica muito mais fácil se você tem o apoio de uma imobiliária.

 

10. Responsabilidades de manutenção Proprietário/Inquilino

Uma das questões mais complicadas entre proprietário e inquilino é definitivamente quem fica responsável pelas manutenções que sempre ocorrem no apartamento. Essas manutenções são inevitáveis mesmo em imóveis novos. A grande dúvida é quem será responsável pelo conserto ou reparo do imóvel? Proprietário ou inquilino?

As discussões e discordâncias entre proprietário e inquilino podem ser mais complicadas se não há uma imobiliária para mediar e acertar desde o princípio, em contrato formal, quem fica responsável pelo o que. Normalmente o que se acorda é que manutenções são responsabilidade do inquilino, já que em tese, o proprietário entregou o apartamento em perfeitas condições. Por isso é importantíssimo realizar a vistoria do apartamento na hora da entrega, pois se algo não está perfeito, como a pintura de uma parede, ou o funcionamento da rede elétrica ou hidráulica, o inquilino pode solicitar que estes reparos sejam realizados pelo proprietário antes de o imóvel ser entregue a ele.

Questões estruturais do imóvel são geralmente responsabilidade do proprietário do imóvel, como por exemplo um defeito na edificação, problemas de esgoto ou telhado. Estes problemas devem ser informados pelo inquilino para a imobiliária e proprietário sempre o mais rápido possível.

 

Depois de saber quais são as 10 razões para nunca alugar um imóvel sem uma imobiliária, você já deve ter entendido que alugar sem o auxílio de uma empresa não é uma boa ideia. Conte com a Guarida para encontrar o melhor imóvel para alugar sem complicações, com segurança e transparência.

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário

Indique este post

Por favor, preencha os dados abaixo: