Estamos atentos ao bem-estar de nossos clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade como um todo.

Como “Tudo que a gente faz é pra você viver melhor!”, elaboramos um FAQ com algumas sugestões e orientações, dividido em 5 módulos:

INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS

As agências da Guarida estão fechadas para o atendimento externo, de forma a preservar a saúde de todos, nossas equipes foram convertidas para o regime de trabalho home office, exceto a Agência de Capão da Canoa que encontra-se aberta parcialmente conforme decreto 116/2020 do município. Estamos priorizando os atendimentos e serviços essenciais ao público externo, exclusivamente pelos nossos meios digitais.

*Essas decisões permanecem em caráter temporário e de acordo com as orientações e decretos governamentais, enquanto perdurar o risco.

As agências da Guarida estão funcionando?

Confira abaixo todos os nossos canais de atendimento:

Site: https://www.guarida.com.br 

Aluguel Express: modalidade de locação 100% online através do: https://www.guarida.com.br/alugueis 

Agência Virtual: todos os serviços para os clientes de Aluguéis e Condomínios (necessário login e senha do usuário): https://agenciavirtual.guarida.com.br/#/usuario/login 

Telefone/Whatsapp: (51) 3327-9001 

E-mail: guarida@guarida.com.br

Como posso entrar em contato com a Guarida?

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. 

Quais os horários de atendimento da Guarida?

COMUNIDADE EM GERAL

Perguntas Frequentes

Aberta para o atendimento presencial com o time de colaboradores reduzido em sistema de escala, conforme a limitação imposta de 30% de ocupação da capacidade, prevista no decreto 116/2020 deste município.

-A prioridade do atendimento presencial será aos Síndicos, demais casos devem buscar autoatendimento através dos nossos canais digitais. 

-Orientamos que agende a sua visita presencial à agência diretamente com o seu Gestor de Carteira através de e-mail, telefone e whatsapp. Os atendimentos que foram previamente agendados, serão priorizados. 

- Não teremos atendimento presencial à fornecedores nesse primeiro momento. As Notas Fiscais para programação de pagamento deverão ser encaminhadas por email ou depositadas na urna que estará disponível na entrada da agência.

Agência Guarida Capão da Canoa 

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. 

Quais os horários de atendimento das agências da Guarida? 

De segunda à sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h. Sábados das 9h às 12h.

Agência Capão da Canoa: 

Atenção redobrada à limpeza geral do condomínio, especialmente maçanetas, corrimãos, elevadores e áreas comuns, recomenda-se o uso de: alvejantes, álcool ou produtos com hipoclorito de sódio.

Quais os cuidados importantes quanto à limpeza do condomínio?

O momento atual exige dos responsáveis pela administração financeira dos condomínios um elevado nível de controle dos gastos e da arrecadação, uma vez que os impactos provenientes desse contexto podem trazer reflexos negativos nas contas do condomínio, oriundos do aumento da inadimplência, dentre outros.

Quais cuidados devo ter em relação a gestão financeira em tempos de Coronavírus?

Os funcionários da limpeza devem usar equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, e caso manifestem sintomas da doença, devem comunicar imediatamente à administração e serem afastados.

Quais os cuidados com a equipe de limpeza?

Orientamos manter as chamadas extras já aprovadas, negociando pontualmente com quem não conseguir honrá-las; e evitar contrair despesas que não sejam extremamente necessárias.

O que fazer em caso de chamadas extras?

Aos condomínios que possuem espaços como brinquedoteca, sala de ginástica, e demais áreas de uso comum, revejam as políticas de uso para evitar concentração de pessoas nesses espaços. Evite a locação de salões de festas e espaço gourmet para os próximos 30 dias.

Quais os procedimentos quanto às áreas comuns do condomínio?

Para os condomínios que têm folha de pagamento iremos postergar o recolhimento do FGTS incidente sobre a folha, relativamente às competências de março, abril e maio, conforme benefício concedido pelo governo na MP 927 de 23/03/2020. Cabe destacar que os trabalhadores não ficarão sem o pagamento do FGTS, o pagamento só será suspenso nas competências referidas, podendo serem pagas a partir de 07 de julho de 2020, em até 6 (seis) parcelas, sem multa e encargos. Caso você não tenha interesse nesse parcelamento, entre em contato conosco via nossos canais de atendimento.

É possível postergar o recolhimento do FGTS?

CONDOMÍNIOS

Funcionários maiores de 60 anos devem ser liberados, inclusive os das terceirizadas, assim como aqueles portadores de patologias consideradas do grupo de riscos.

Como proceder com funcionários diretos e/ou terceirizados?

O condomínio precisa analisar qual sua real necessidade, refazer escalas de trabalho de forma a evitar contato entre funcionários, e de forma a diminuir ao máximo a exposição dos funcionários com o convívio físico com outras pessoas. É importante diminuir as idas deles ao trabalho, recomenda-se fazer escalas com dias ou horários alternados, ao invés de todos estarem juntos nos mesmos dias e horários.

Porteiros e equipes de limpeza devem ser mantidos?

Sim. O síndico deve providenciar e/ou exigir da empresa que presta serviços ao condomínio, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) completo para os trabalhadores, incluindo luvas, botas e máscaras, de acordo com recomendação dos órgãos oficiais.

Prestadores de serviços precisam usar Equipamentos de Proteção Individual?

Não é adequado o síndico impedir, pode sugerir que o ideal é adiar, mas a proibição pode gerar outros problemas. O ideal é tomar medidas e adotar regras para a mesmas acontecerem: como limitar o tempo em que as mudanças podem acontecer, que as pessoas estejam com máscaras, luvas, que não seja um número maior que dois ou três carregadores, que após a finalização da mudança,

seja higienizado o elevador com produtos desinfetantes e álcool, que seja avisado aos moradores qual horário e dia isso vai ocorrer, para evitarem circular junto a essas pessoas, ou seja, tentar amenizar o máximo os impactos de pessoas circulando no condomínio.

Mudanças devem ser proibidas?

O decreto n. 55128 de 19 de março de 2020, do Estado do Rio Grande do Sul, decretou estado de calamidade pública, levando a adoção de inúmeras medidas restritivas de convivência. Os municípios em sua grande maioria, também, editaram decretos, onde foram mais específicos nas restrições, como exemplo, o Decreto 20.523 de 20 de março de 2020 de Porto Alegre, que vedou o uso de salões de festas, salões de jogos, salas de cinema, parquinhos e academias em condomínios, ou quaisquer outras áreas de convivência. Todavia, independente das especificações de cada município, está vedado a aglomeração de pessoas e o uso de locais onde a transmissão do vírus possa ocorrer. Assim, é legítima a vedação de uso das áreas comuns de condomínios, podendo os síndicos mantê-las fechadas.

Áreas comuns podem ser restringidas, fechadas?

Caso a obra seja emergencial, por exemplo, um cano quebrado cujo vazamento afetará a unidade e o próprio condomínio, devem ser permitidas, com as mesmas observações para as mudanças. Já, obras não urgentes e que podem aguardar, pode o síndico pedir que não se realizem nesse momento, porque a circulação de pessoas e entrada e saída de materiais é vetor de risco.

As obras podem ser impedidas dentro das unidades?

Por conta da rotatividade em estadias de curto prazo, entendemos que o síndico pode pedir suspensão desse serviço, uma vez que a própria proibição desta modalidade de hospedagem ainda está pendente de julgamento nos tribunais superiores.

Airbnb, síndico pode proibir?

As entregas não devem ser proibidas, até porque o uso do delivery será utilizado para evitar aglomeração de pessoas em restaurantes e supermercados, mas os moradores devem ser orientados de que os entregadores não entrem no condomínio e que cada um busque suas encomendas na portaria.

Com relação à proibição de visitas aos condôminos, não é medida justificável, neste momento, proibir que novos moradores/ocupantes ou visitantes adentrem o condomínio quando autorizados pelo proprietário da unidade, poderá trazer problemas, pois ainda não há uma norma rigorosa a esse respeito. Até presente momento existe uma recomendação pelo Poder Público, para que as pessoas evitem receber visitas, mas não uma proibição.

Visitas e entregas nos condôminos podem ser mantidas?

É possível reduzir o limite de pessoas que podem utilizar o elevador ao mesmo tempo, deixando esse limite facultativo para os ocupantes da mesma unidade imobiliária ou quem mais desejar. Importante colocar cartazes neste sentido, recomendando o uso com poucas pessoas e que aqueles que puderem usem as escadas.

Quais as medidas para o uso do elevador?

Orientamos o cancelamento de assembleias, reuniões e eventos agendadas para os próximos 30 dias em conformidade com as orientações do Ministério da Saúde.

O que fazer em caso de reuniões e assembleias de condomínios?

O condomínio não pode ficar sem síndico, que é o seu representante legal, e a saída encontrada e aceita pelos Tribunais de nosso país, é que o mandato se prorroga pelo prazo necessário, até que se possa chamar a assembleia. É o que chamamos de prorrogação tácita.

Quando estiver vencendo o mandato do Síndico e demais integrantes da administração condominial, em tempos de proibição de aglomerações por conta da pandemia do coronavírus, impossibilitando a realização de assembleia, quem representa o condomínio? 

Se você quiser tirar mais dúvidas com nosso parceiro exclusivo Márcio Rachkorsky, assista os vídeos que ele preparou. Clique aqui e acesse agora!

O nosso processo é 100% on line e a atual pandemia do Covid 19 não nos impede em divulgar novos imóveis para oferta. Estamos solicitando neste momento apenas que seja enviado a documentação de propriedade do imóvel (matrícula, escritura ou contrato de compra e venda), o RG e CPF do proprietário, assim como as fotos do imóvel, para que já possamos iniciar a comercialização em toda nossa rede.

Para aumentarmos a velocidade de locação no atual cenário restritivo, recomendamos também que o proprietário nos encaminhe um vídeo apresentando o seu imóvel, possibilitando uma visita on line de possíveis interessados. Após a finalização do período de quarentena, combinaremos um dia e horário para que um de nossos avaliadores conheça o imóvel pessoalmente, realizando fotos profissionais e pegando a cópia das chaves.

Sou proprietário e quero deixar o meu imóvel para alugar. Como a Guarida está procedendo?

Respeitando todas as orientações dos órgãos públicos e especialistas em saúde, sugerimos que neste momento de combate à pandemia, as visitas sejam feitas de maneira virtual, através de vídeos.

Caso você tenha uma necessidade urgente de se mudar e deseja visitar um(ns) imóvel(is), entre em contato por meio de nossos diversos canais de atendimento, que iremos avaliar alguma alternativa para que você possa conhecer o de seu interesse. Também não deixe de entrar em contato para obter informações detalhadas do(s) imóvel(is) de seu interesse e para saber mais do nosso processo simples de locação, 100% on line, rápido e sem cartório! Nossos consultores especialistas estão disponíveis de segunda à sexta, das 08:30 às 18:00, e nos sábados, das 09:00 às 13:00.

Tenho interesse em alugar um imóvel. Como as visitas estão sendo realizadas?

Estamos emitindo nossos contratos de locação com a data de vigência igual à data de entrega das chaves para os locatários, portanto, fique tranquilo! Você não vai nem precisar sair de casa para buscar as chaves de seu novo imóvel: mediante agendamento, iremos entregar as chaves no endereço solicitado, com os devidos cuidados de higiene.

Estou fechando um contrato de locação. Para quando será a data de início (vigência)?

ALUGUÉIS

Nos encaminhe sua solicitação através do e-mail negociacao.aluguel@guarida.com.br. Seu Gestor de Relacionamento conduzirá as tratativas junto ao proprietário, na tentativa de equacionar uma solução boa e inteligente para ambas às partes.  

Diante do cenário atual, preciso negociar o valor do meu aluguel, como faço?

Seguindo as recomendações governamentais, não estamos procedendo com solicitações de visitas de prestadores de serviços, para verificações de problemas de manutenção. Recomendamos que você faça sua solicitação após o período de isolamento acabar. Caso a sua solicitação de manutenção seja emergencial, que comprometa a moradia ou coloque em risco os moradores, pedimos que envie as informações para o e-mail: manutencao@guarida.com.br, descrevendo a situação, além de enviar fotos.

Quero solicitar uma manutenção ao imóvel, como faço?

Visando a segurança e saúde do nosso time, e seguindo as recomendações governamentais, não estamos procedendo com agendamento de vistorias. Qualquer dúvida ou solicitação, por gentileza, contate o seu Gestor de Relacionamento. Estaremos à disposição para encontrar a melhor solução.

Preciso agendar a vistoria de desocupação, como faço?

Seguimos com o atendimento apenas de serviços essenciais ao público externo, exclusivamente pelos meios digitais, o que impede a entrega das chaves em nossas agências. Diante disto, pedimos que contate o seu Gestor de Relacionamento através dos nossos canais para que possamos avaliar sua solicitação e o que é possível fazermos para ajudá-lo.

Estou em processo de desocupação, como faço para entregar as chaves do imóvel?

Contate seu Gestor Patrimonial através dos nossos canais, pois apesar de estarmos desempenhando no regime de trabalho home office, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir e fazer o possível solucionar suas demandas.  

Sou proprietário e estou com dúvidas que preciso esclarecer, como devo proceder?

De Forma Virtual:

Como posso ser atendido neste período de pandemia?

Se você possui o código do seu imóvel, poderá encontrá-lo no site da Guarida, em “Encontre aqui seu imóvel ou mais abaixo”, “Informe o código do seu imóvel”, abra o cadastro, role para baixo e encontrará o seu Corretor Agenciador. Ele possui informações mais detalhadas do imóvel bem como intermediará a negociação de possível proposta de compra e venda entre você e o cliente interessado.

Caso não tenha o código, basta acessar o link https://www.guarida.com.br/institucional/fale-conosco e preencher um formulário que será encaminhado ao atendimento.

Pode também ligar para (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um dos nossos atendentes, que fará a identificação do seu corretor agenciador.


Sou proprietário e preciso de informações sobre meu imóvel, como identificar o corretor agenciador ?

Forma Virtual:

  • Tour Virtual - temos várias opções de imóveis com apresentação em vídeo. São imagens gravadas de todo o ambiente e estrutura.
  • Vídeo chamada - você pode também agendar uma Live com um imóvel específico de sua escolha. Ligue para o corretor agenciador e marque este passeio virtual.

Forma Física:

Tomaremos todas as medidas de precaução. Faremos o uso de máscaras, distanciamento adequado, assepsia nos imóveis, chaves e manteremos os ambientes bem arejados até o final da visita.

Existindo uma necessidade maior, estaremos à disposição para atendê-lo via:

Tenho interesse em comprar um imóvel. Como as visitas estão sendo realizadas?

VENDAS

Assinatura Digital: Através de um celular ou computador você poderá realizar, de forma digital, a assinatura no contrato de compra e venda. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado.

Assinatura Presencial: Nesse caso, tomaremos todas as medidas de precaução. Faremos o uso de máscaras, distanciamento adequado, assepsia nos locais de assinatura do contrato de compra e venda. Manteremos os ambientes bem arejados até o finalização deste processo.


Estou fechando um contrato de compra e venda. Como fazer na assinatura e registro?

Neste momento de pandemia, pode ser feito diretamente através do link http://www.guarida.com.br/g/vendaseuimovelnaguarida

Em seguida seu imóvel será agenciado por um corretor preparado para atendê-lo, inclusive nas questões relacionadas a fotos e chaves para visitas.

Pode também ligar para o telefone/WhatsApp (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um dos nossos corretores que estarão trabalhando em regime Home Office.

Sou proprietário e quero deixar o meu imóvel para vender. Como a Guarida está procedendo?

De Forma Virtual:

Sou comprador, como posso ser atendido neste período de pandemia?

Ao escolher o imóvel de seu interesse no site da Guarida, abrindo o cadastro deste imóvel, role para baixo e encontrará o contato do Corretor Agenciador.

Ele possui informações mais detalhadas do imóvel, bem como intermediará a negociação de possível proposta de compra e venda entre você e o proprietário.

Pode também acessar na própria página do imóvel interessado a aba “Mais Informações do Imóvel” e preencher um formulário que será encaminhado ao próprio agenciador.

Sou comprador, como posso identificar o corretor agenciador do imóvel que estou interessado?

Nesse momento, você pode contratar os produtos da Guasegs Corretora exclusivamente pelos meios digitais: www.guarida.com.br/guasegs ou através do telefone (51) 3327-9003

Durante a quarentena, como faço para contratar um seguro da Guasegs Corretora?

Seguimos disponibilizando Seguros para Condomínios e imóveis em geral, além de seguros pessoais como: Seguro para o Conteúdo da sua moradia, Seguro Viagem, Seguro de Vida, Fiança Locatícia, Seguro para Smartfones, entre outros. Conheça nosso portfólio: www.guarida.com.br/guasegs

Quais as modalidades de seguro disponíveis para contratação?

Avisar imediatamente à Seguradora antes de tomar quaisquer medidas de reparação dos bens sinistrados. Esta providência é necessária para que a Companhia de Seguros avalie a extensão dos danos que deverão ser pagos posteriormente. A nossa equipe está à disposição para orientar os segurados durante todo processo de Sinistro. Fale Conosco: (51) 3327-9003.

Quais as providências tomar em caso de sinistros?

SEGUROS

Imprevistos acontecem cotidianamente. Pode ser uma simples colisão com o Portão de Entrada da sua residência, um problema elétrico ou hidráulico, a quebra de seu Smartfone e até mesmo situações mais sérias como Responsabilidades Civis por danos a terceiros, o que pode gerar despesas imprevistas e volumosas. Na Guasegs Corretora de Seguros estamos aptos a oferecer a melhor proteção para o patrimônio do nosso segurado.

Por que precisamos contratar seguros?

Nossa equipe está pronta para lhe atender, seja através do chat em nosso site ou pelo telefone (51) 3327-9003. Basta entrar em contato conosco que buscaremos a solução para o problema.

Precisando alterar alguma informação na apólice de seguros ou um novo boleto de pagamento ou ainda renovar um contrato durante este período de quarentena. Como fazer?

Acompanhe nossas redes sociais e entre em contato com nossa equipe:

Site: guarida.com.br

Telefone: (51) 3327-9001


A Guarida agradece a compreensão e conta com a sua colaboração.