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Como reorganizar sua rotina pode ajudar sua saúde durante o isolamento

23/04/2020 por Redação Guarida

Imagem: Essentialiving, em Unsplash. 

Como era sua rotina antes do isolamento social?

Você acordava, tomava café, um banho e seguia com os afazeres do dia, certo? Mas agora, de repente, a sua casa, que antes era um espaço de refúgio, de reunião de amigos e família, de descanso, ou até mesmo de trabalhar e estudar também, se transformou em um lugar onde tudo isso acontece ao mesmo tempo. Readaptar-se é uma habilidade humana mas, na prática, pode ser um processo trabalhoso.

Então, como compreender os impactos na rotina, no corpo e na mente que a quarentena e a pandemia trouxeram? Para o professor e psicanalista Christian Ingo Lenz Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, o momento é de readaptar-se: “Um dos primeiros efeitos é sentir-se mais confuso, menos concentrado, mais cansado”. Todos aquelas horas na rotina que nos ajudavam a desopilar durante o dia, como uma pausa para o cafezinho, uma conversa com colegas, são suspensos com o isolamento. Ansiedade, insônia, irritação, medo são os primeiros sintomas mais comuns.

Para amenizar os diversos impactos, listamos 3 passos para você testar no dia a dia como uma forma de exercitar seu autoconhecimento e viver com mais equilíbrio.

1. Liste e conclua suas tarefas

Quem está em isolamento, permanece tendo tarefas a cumprir. O primeiro passo é pensar em horários para fazer cada coisa. Faça uma lista em um papel com todos seus afazeres, sejam de casa, sejam do trabalho e vá riscando ao longo do dia, assim que for concluindo. Para quem prefere uma ferramenta digital, o Microsoft To Do é um aplicativo simples, fácil e gratuito, disponível para Android e iOS.

2. Mantenha contato com quem você ama

O isolamento social nos afasta fisicamente das pessoas, mas a internet oferece diversas ferramentas para quebrar essas barreiras e nos aproximar de quem amamos. Converse com amigos e sua família e compartilhe sua rotina diária. Whereby é um serviço gratuito de video-chamadas e muito fácil de usar. Ou você pode até combinar de assistir a um filme junto com seus amigos na Netflix usando o Netflix Party.

3. Cuide do seu corpo e mente

Cuidar da higiene e manter seu corpo saudável, alimentando-se bem em uma dieta equilibrada, com frutas e verduras, são as regras básicas para atravessar a quarentena com saúde. Além de lavar as mãos com frequência, troque de roupa para passar o dia e deixe o pijama apenas para a hora de dormir. Lembre-se de movimentar-se durante o dia como puder. Há muito aplicativos que oferecem treinos básicos para você replicar em casa e vídeos no Youtube que mostram passo a passo como preparar uma receita diferente nesse período. Dulce Delight é um canal de culinária super divertido, colorido e com receitas maravilhosas!

O mais importante para o momento é buscar recriar sua rotina normal e adaptar novas tarefas aos poucos. Mantenha horários regrados de refeições e para ir dormir e acordar. E lembre-se: você não está sozinho nessa. O isolamento é uma atitude responsável que preserva vidas e, em breve, passará. Aproveite seu tempo para botar a leitura em dia, descobrir um hobby, aprender algo novo. Estamos juntos.

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Redação Guarida

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