ico-calendar-svg-cesar slogan-pra-voce-viver-melhor

Agência Virtual

2ª Via de Boleto
Quero conhecer as vantagens da Agência 24 horas

Aluguéis

Vale a pena dividir apartamento?

25/04/2016 por Redação Guarida

Você está pensando em sair da casa dos pais, ter a tão sonhada independência, ir morar em outra cidade por causa dos estudos ou até mesmo começar a vida a dois, mas ainda não tem dinheiro suficiente para arcar com todas as despesas de morar sozinho ou com o seu companheiro? Uma solução simples e bastante econômica para isso pode ser alugar um apartamento e dividir o lar com mais alguém. Mas será que vale a pena compartilhar a rotina com outras pessoas e abrir mão de um imóvel só para você?

Se você está pensando em alugar um apartamento, mas ainda está em dúvida se vale a pena ou não dividir a moradia, acompanhe esse post onde vamos mostrar a você as principais vantagens e desvantagens de quem decide dividir apartamento com outras pessoas.

Vantagens de dividir apartamento:

1. Economiza muito mais

Uma das grandes vantagens de dividir apartamento é que você vai poder economizar muito mais o seu dinheiro, já que irá rachar os gastos do aluguel com a outra pessoa que estará morando com você. Além disso, todas as demais contas, como luz, telefone, internet, TV por assinatura, condomínio e até mesmo as despesas mensais com alimentação e supermercado poderão ser compartilhadas com o outro morador.


2. Pode alugar um apartamento melhor

Já que ao dividir apartamento você não arcará com todo o valor do aluguel e terá bem menos despesas ao repartir os gastos mensais com seu colega, uma vantagem é que você poderá escolher um lugar muito melhor que sozinho talvez não pudesse pagar. Assim, dividir apartamento com outra pessoa te dá a opção de escolher um imóvel mais confortável, maior e com boa localização, por exemplo.

 

3. Divide as tarefas domésticas

Outra vantagem ao dividir apartamento é que você facilita a organização do seu lar, repartindo as tarefas domésticas do dia a dia. Assim, cozinhar, lavar a louça, passar as roupas e limpar o apartamento podem ser tarefas atribuídas igualmente a cada um dos integrantes. O ideal é listar todas as tarefas semanais e dividí-las em um cronograma para que todos não esqueçam das suas responsabilidades domésticas.

 

4. Tem alguém sempre por perto

Morar sozinho tem as suas vantagens, mas quando dividimos apartamento com outra pessoa temos o companheirismo e a presença diária de quem está convivendo com a gente. Sempre é bom ter alguém por perto para conversar, trocar ideias e fazer companhia. Por isso, se você não gosta de ficar sozinho, vale muito a pena dividir apartamento com alguém.

Desvantagens de dividir apartamento:

1. Tem pouca privacidade

Essa talvez seja uma das principais desvantagens de dividir apartamento. Quando você mora com mais alguém, precisa estar ciente de que não terá a mesma privacidade que teria se estivesse morando sozinho. É fundamental que você e seu colega de apartamento estabeleçam algumas regras essenciais para que o convívio seja o melhor possível, desde solicitar que bata na porta antes de entrar até avisar previamente a visita de outras pessoas no apartamento.

 

2. Ter que conviver com uma pessoa que pode ser muito diferente de você

Conviver com a mesma pessoa todos os dias pode ser também uma desvantagem de dividir apartamento, já que muitas vezes os hábitos e o estilo de vida do seu colega podem não ser os mesmos que o seu e até mesmo se tornarem um incômodo para você. O ideal é que você divida apartamento com quem já conheça e tenha bastante afinidade, como amigos, parentes ou alguém com quem você tenha uma boa relação. Apesar de ser um convívio diferente, é muito melhor morar com uma pessoa que a gente já conheça do que dividir apartamento com alguém totalmente desconhecido.

 

3. Falta de organização e comprometimento

Dividir apartamento pode ser uma desvantagem quando a outra pessoa que for morar com você for totalmente desorganizada e não tiver comprometimento com as tarefas domésticas. Assim, se por um lado dividir apartamento com outra pessoa pode facilitar na organização do lar, a falta de comprometimento pode afetar o convívio entre os dois e sobrecarregar você nas tarefas domésticas.

 

4. Pouca tranquilidade e silêncio quando precisa

Além da falta de privacidade que você terá ao dividir apartamento com outra pessoa, a tranquilidade e o sossego que você teria se estivesse morando sozinho não serão os mesmos. Dividir apartamento com mais alguém é abrir mão de várias coisas, e isso inclui muitas vezes não ter o silêncio necessário quando precisar estudar, não ter o sossego de chegar em casa sem esperar alguma visita ou até mesmo não poder ficar só quando desejar.

 

Essas são algumas das principais vantagens e desvantagens de dividir apartamento com outra pessoa. Agora você pode analisar e ver qual a melhor opção. Independente da sua decisão, se você optou por alugar um apartamento, conte com a Guarida para escolher o imóvel ideal para o seu perfil.

 

 

Sobre o autor

Redação Guarida

Anterior Próximo

Deixe o seu comentário